Universidade da Terceira Idade: avaliação de estudantes

Autores

  • Regina Maria Prado Leite Erbolato PUC-CAMPINAS

Palavras-chave:

desenvolvimento adulto, educação de adultos, terceira idade, universidade da terceira idade

Resumo

Os objetivos foram verificar com estudantes: a) quais os aspectos mais e menos apreciados de uma Universidade da Terceira Idade; b) quais os aspectos considerados mais e menos difíceis; e c) possíveis diferenças entre os grupos. Foi utilizado roteiro de entrevista com 24 sujeitos de 46 a 80 anos, divididos em três grupos: ex-alunos, alunos atuais e ingressantes. Os resultados foram sub-metidos à análise estatística e de conteúdo. As experiências mais valorizadas foram: disciplinas teóricas, temas e atividades, também considerados mais fáceis. Foram relatadas poucas dificuldades ou aspectos menos apreciados, sendo a avaliação da Universidade predominantemente positiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Baltes, P.B. (1993). The aging mind: potential and limits. The Gerontologist, 33 (5): 580-594.

Baltes, P.B. & Baltes, M.M. (1990}. Psychological perspectives on successful aging: the model of selective optimization with compensation. In: P.B.Baltes & M.M.Baltes (ed.) Successful aging: perspectives from the behavioral sciences, Cambridge: Cambridge University Press.

Battersby, D. & Glendenning, F. (1992). Reconstructing education for older adults: an elaboration of the statement of first principies. Australian Journal of Adult and Community Education, 32 (2): 115-121.

Becker, A. (1984). Universidad libre para jubilados: para mantener la capacidad intelectual. Salud Bucal, 11 (65): 18.

Carlson, R.E.; Maclean, J.R.; Deppe, T.R.; Peterson, J.A (1979). Recreation and leisure: the changing scene. 3rd ed., Califomia: Wadsworth.

Dacey, J. & Travers, J. (1991). Human development across the life span. Dubuque: Wm C. Brown.

Dias, L.M. de C. (1995). Jogo, a aventura da terceira idade. In: J.M.C.Motta (org.). O jogo no psicodrama. São Paulo: Ágora.

Dickerson, B.E.; Myers, D.R.; Seelbach, W.; Johson-Dietz, S. (1990). A 21st Century challenge to higher education: integrating the older people into academia. In: R.M.Sherrom & D.B. Lumsden (ed.). Introduction to educational gerontology. 3rd ed., New York: Hemisphere.

Erbolato, R.M.P.L. (1996). Universidade da Terceira Idade: avaliações e perspectivas de alunos e ex-alunos. Dissertação de Mestrado em Psicologia. PUCCAMP, Campinas.

Fisher, J.C. (1993). A framework for describing developmental change among older students. Adult Education Quarterly, 43 (2): 76-89.

Florenzano, F. (1991). O ensinamento para idosos novas e velhas metodologias entre a motivação para a cultura e os problemas do envelhecimento. Traduzido do italiano por M. Gobbi. Revista Brasileira de Pesquisa em Psicologia, 3 (3): 75- 80.

Franchito, A.V. (1994). Análise de um programa de leitura e escrita iniciais para adolescentes e adultos. Dissertação de Mestrado em Psicologia, PUCCAMP, Campinas.

Giubilei, S. (1993). Trabalhando com adultos.formando professores. Tese de Doutorado em Educação, UNICAMP, Campinas.

Hore, T. (1994). Nontraditional students: third-age and part-time. In: T.Husén & N. Postlethwaite (ed.). The international encyclopedia of education. 2nd ed., Exeter: Pergamon.

Kirk, H. (1992). Images of aging - over the last 100 years. DanishMedical Bulletin, 39(3): 202-203.

Laslett, P. (1994). The third age, the fourth age and the future. Ageing and Society, 14 (1): 437-447.

Néri, A.L. (1991). Envelhecer num país de jovens: significados de velho e velhice segundo brasileiros não idosos. Tese de livre docência. UNICAMP, Campinas.

Néri, A.L. (1993). Psicologia do envelhecimento: uma área emergente. Cadernos da ANPEPP, (2): 57-81.

Néri, A.L. (1996). Coping strategies, subejctive well-being and successful aging: evidence from mature and aged students involved in an educational experience in Brazil. Trabalho aceito para apresentação na XIVth Bienniel ISSBD Conference (Symposium Integrity, Engagement and Wellbeing: Developmental Themes of Later Adulthood), outubro, Quebec.

Oliveira, M.I.T.C. (1990). Vivências da velhice: identidade e aposentadoria. Tese de Doutorado Instituto de Psicologia, USP, São Paulo.

Pizzolatto, C.E. (1995). Características da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (inglês) com adultos da terceira idade. Dissertação de Mestrado, Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas.

Prata, L.E. (1990). Os programas especificamente destinados à população idosa. In: Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. O idoso na Grande São Paulo, junho: 233-249.

Queroz, N.C. & Resende, M.C. (1995). Psicologia e envelhecimento: experiência com grupos de idosos no Bairro Daniel Fonseca. Programa e Resumos da I Reunião Anual da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro. Universidade Federal de Uberlândia, MG: s/pág.

Rozestraten, RJ.A. (1993). Envelhecimento, mobilidade e participação no trânsito. In: A.L.Néri (org.). Qualidade de vida e idade madura. Campinas: Papirus.

Sá, J.L.M. (1991). A universidade da terceira idade na PUCCAMP: proposta e ação inicial. Faculdade de Serviço Social da PUCCAMP, Campinas.

Sá, J.L.M. (1995). A Universidade da Terceira Idade e seu efeito multiplicador (editorial). Reviver, 3 (8): 2.

Schaie, K.W. (1994). Aging and adult development. In: T.Husén & N.Postlethwaite (ed.). The international encyclopedia of education. 2nd ed., Exeter, Great Britain: Pergamon.

Sherrom, R.H. & Lumsden, D.B. (1990). (ed.). Introduction to educational gerontology. 3rd ed., New York: Hemisphere.

Siegel, S. (1974). Estatistica no parametrica aplicada a las ciencias de la conducta. Traduzido do inglês por J. A. Villalobos. Mexico: Trillas.

Veras, R.P. & Camargo Jr. K.R. de (1995). Idosos e universidade: parceria para a qualidade de vida. In: R.P.Veras (org.). Terceira idade: um envelhecimento digno para o cidadão do futuro. Rio de Janeiro: Dumará .

Witter, G.P. (1996). Pesquisa científica e nível de significância (no prelo) Estudos de Psicologia.

Downloads

Publicado

1997-12-31

Como Citar

Erbolato, R. M. P. L. . (1997). Universidade da Terceira Idade: avaliação de estudantes. Estudos De Psicologia, 14(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5781