Relações entre o temperamento infantil aos oito meses e as práticas educativas maternas aos 18 meses de vida da criança

Autores/as

  • Sâmia de Carliris Barbosa MALHADO Universidade Federal da Bahia, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Patrícia ALVARENGA Universidade Federal da Bahia, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Palabras clave:

Desenvolvimento infantil, Práticas educativas maternas, Temperamento infantil

Resumen

Este estudo investigou as relações entre características do temperamento infantil, avaliadas aos oito meses de vida do bebê, e as práticas educativas maternas, avaliadas aos 18 meses da criança. Participaram 28 díades mãe-criança, com bebês saudáveis do sexo masculino e de nível socioeconômico baixo, residentes em Salvador. Foram aplicados o Questionário de Temperamento Infantil Revisado e a Entrevista Estruturada sobre Práticas Educativas Maternas. A análise de conteúdo permitiu a classificação das práticas educativas maternas em práticas facilitadoras e não facilitadoras do desenvolvimento social. Embora tenham sido encontradas correlações moderadas entre as dimensões limiar de resposta e aproximação-retraimento e o escore total de temperamento e as práticas educativas maternas, a análise de regressão não confirmou nenhuma dessas relações. Discute-se a relevância de variáveis moderadoras e mediadoras e, ainda, particularidades do instrumento utilizado para a avaliação do temperamento.

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Citas

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Publicado

2012-12-31

Cómo citar

MALHADO, S. de C. B., & ALVARENGA, P. (2012). Relações entre o temperamento infantil aos oito meses e as práticas educativas maternas aos 18 meses de vida da criança. Estudos De Psicologia, 29(Suplemento 1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8839