Formação profissional e futuro

expectativas dos adolescentes aprendizes

Autores/as

  • Orlando Júnior Viana MACÊDO Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Psicologia.
  • Maria de Fátima Pereira ALBERTO Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Psicologia.
  • Anísio José da Silva ARAUJO Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Psicologia.

Palabras clave:

Aprendizagem, Expectativa de futuro, Formação profissional

Resumen

Neste artigo discute-se o que os adolescentes aprendizes esperam do futuro. Participaram do estudo 16 sujeitos, de 14 a 18 anos, tanto do sexo masculino quanto feminino, do curso de Serviços Administrativos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio. Recorreu-se à metodologia qualitativa com entrevistas semiestruturadas, individuais e coletivas. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise temática. As falas denotaram que adolescentes almejam profissões de nível superior e mesmo de nível médio e que o Programa pode ajudá-los a realizar tais expectativas, pela experiência e disciplinamento. Percebe-se uma subjetividade engendrada como resíduo, no processo de produção de uma sociedade modelada sob a lógica do capital, de forma que os sujeitos, ao serem adestrados ao mundo do trabalho, parecem não conseguir ressignificar seus sonhos e desejos, nem perceber que estes se constituem, também, na relação com o mundo social, assim escamoteando as causas estruturais de seu sucesso ou fracasso.

 

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Publicado

2012-12-31

Cómo citar

MACÊDO, O. J. V., ALBERTO, M. de F. P., & ARAUJO, A. J. da S. (2012). Formação profissional e futuro: expectativas dos adolescentes aprendizes. Estudos De Psicologia, 29(Suplemento 1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8838