Interação mãe-bebê com deficiência visual

estilos comunicativos e episódios interativos

Autores/as

  • Carolina Silva de MEDEIROS Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Departamento de Psicologia
  • Nádia Maria Ribeiro SALOMÃO Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Departamento de Psicologia.

Palabras clave:

Comunicação, Pessoas com deficiência visual, Relações mãe-criança

Resumen

Este estudo objetivou analisar a interação mãe-bebê com deficiência visual, por meio dos estilos de fala materna, dos comportamentos não verbais maternos e infantis e dos episódios interativos. Participaram da pesquisa três díades, sendo os bebês deficientes visuais, na faixa etária dos seis aos trezes meses de vida. Foi utilizada uma câmera de vídeo para apreender as interações entre as díades, em uma situação de brinquedo livre. Para cada díade foram realizadas três filmagens, cada uma com duração de vinte minutos. Os resultados sugerem que as interações entre as mães e os bebês deficientes visuais acontecem, principalmente, através da coordenação da fala com a ação gestual, na qual o toque e os movimentos corporais são utilizados com a função de facilitar a comunicação. Estudos que investigam a interação mãe-bebê com desenvolvimento atípico são relevantes, pois respondem a questões teóricas sobre o desenvolvimento e possibilitam estruturar intervenções.

 

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Publicado

2012-12-31

Cómo citar

MEDEIROS, C. S. de, & SALOMÃO, N. M. R. (2012). Interação mãe-bebê com deficiência visual: estilos comunicativos e episódios interativos. Estudos De Psicologia, 29(Suplemento 1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8835