Desempenho acadêmico e autoconceito de escolares

contribuições do envolvimento paterno

Autores/as

  • Fabiana CIA Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Departamento de Psicologia.
  • Elizabeth Joan BARHAM Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Departamento de Psicologia.
  • Anne Marie Germaine Victorine FONTAINE Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Departamento de Educação.

Palabras clave:

Autoconceito, Comportamento paterno, Estudante, Rendimento escolar

Resumen

Este estudo teve por objetivo examinar as relações entre três formas do envolvimento paterno (a comunicação entre pai e filho; a participação do pai nos cuidados com o filho; a participação do pai nas atividades escolares, culturais e de lazer do filho) e dois aspectos do desenvolvimento infantil (autoconceito e desempenho acadêmico) de crianças que iniciam as atividades escolares. Participaram deste estudo 97 casais e seus filhos matriculados na 1ª ou 2ª série do Ensino Fundamental. Para avaliar o envolvimento paterno a partir de duas perspectivas diferentes, tanto os pais quanto as mães responderam à Avaliação do bem-estar pessoal e familiar e do relacionamento pai-filho - Versão Paterna. Para avaliar o desempenho acadêmico e o autoconceito, foram aplicados nas crianças o Teste de Desempenho Escolar e o Self-Description Questionnaire I. Observou-se que, quanto maior a frequência de comunicação entre pai e filho, a participação do pai nos cuidados com o filho e a participação do pai nas atividades escolares, culturais e de lazer do filho, maior o desempenho acadêmico e o autoconceito das crianças. Esses resultados são indicativos da importância do envolvimento paterno e apontam a necessidade de se realizarem intervenções educativas dirigidas aos homens.

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Publicado

2012-12-31

Cómo citar

CIA, F., BARHAM, E. J., & FONTAINE, A. M. G. V. (2012). Desempenho acadêmico e autoconceito de escolares: contribuições do envolvimento paterno. Estudos De Psicologia, 29(4). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8802