A relação mãe-criança durante o atendimento odontológico: contribuições da análise do comportamento

Autores/as

  • Olivia Justen BRANDENBURG Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Educação e Letras, Curso de Psicologia
  • Maria Luiza MARINHO-CASANOVA Universidade Estadual de Londrina, Curso de Psicologia, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento

Palabras clave:

Análise funcional, Criança, Odontopediatria, Relações mãe-filho

Resumen

O presente artigo visou analisar a interação entre mães e crianças durante o atendimento odontológico. Participaram cinco pacientes (idade entre 2 e 7 anos) com seus acompanhantes. Os atendimentos foram filmados e observadores registraram os comportamentos infantis e maternos. Dentre os dados quantitativos, houve maior índice de não colaboração associado ao menor índice de interação materna. A análise qualitativa dos dados, feita pela análise funcional, indicou que as mães podem exercer função de estímulos antecedentes e consequentes para o comportamento infantil no atendimento odontológico e podem exercer função de variável histórica pela modelagem de comportamentos de autocontrole e de seguir regras. Analisando as contingências, é possível prever e controlar o comportamento. Pais podem ser instruídos e treinados para agirem de forma mais adequada durante o atendimento odontológico, em benefício da saúde de seu filho.

 

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Publicado

2013-12-31

Cómo citar

BRANDENBURG, O. J., & MARINHO-CASANOVA, M. L. (2013). A relação mãe-criança durante o atendimento odontológico: contribuições da análise do comportamento. Estudos De Psicologia, 30(4). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8708

Número

Sección

TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA