Fatores de proteção associados a problemas emocionais e comportamentais em escolares

Autores/as

  • Maria Cristina Triguero Veloz TEIXEIRA Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento.
  • Mayra Fernanda Ferreira SERACENI Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento
  • Raquel SURIANO Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Curso de Psicologia
  • Nathália Zoli SANT’ANA Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento.
  • Luiz Renato Rodrigues CARREIRO Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento.
  • Cristiane Silvestre de PAULA Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento.

Palabras clave:

Ajuste emocional, Comportamento infantil, Terapia comportamental, Fatores de risco

Resumen

O estudo teve como objetivo verificar associações entre fatores de risco e proteção e problemas emocionais/ comportamentais em escolares. A amostra foi composta por 181 alunos do 2º a 5º anos (6 a 12 anos de idade) e seus respectivos cuidadores. Os instrumentos de coleta de dados foram o Inventário de Comportamentos para Crianças e Adolescentes de 6 a 18 anos, um questionário de avaliação socioeconômico familiar, de médias finais de Matermática e Português fornecidas pela escola. Foram investigados problemas emocionais/comportamentais e competências sociais com base no inventário, no desempenho acadêmico e na classificação socioeconômica familiar. Foi conduzida uma análise de regressão logística para gerar um modelo que buscasse associações entre o desfecho (problemas emocionais e comportamentais) e idade, sexo, classificação socioeconômica familiar, desempenho acadêmico e indicadores de socialização. Os resultados indicaram associações entre melhor desempenho acadêmico e indicadores positivos de socialização, com menor probabilidade de as crianças apresentarem problemas emocionais/comportamentais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Achenbach, T., & Rescorla, L. (2001). Manual for the ASEBA School: Age forms and profiles. Burlington, V.T.: Research Center for Children, Youth & Families.

Assis, S. G., & Constantino, P. (2005). Perspectivas de prevenção da infração juvenil masculina. juvenil masculina. Ciência e Saúde Coletiva, 10(1), 81-90.

Associação Brasileira de Estudos Populacionais. (2009). Dados com base no levantamento sócio econômico. Belo Horizonte: Abep; c2012. Recuperado em dezembro 3, 2012, de www.abep.org-Dados-IBOPE

Bandeira, M., Rocha, S. S., Souza, T. M. P., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2006). Comportamentos problemáticos em estudantes do ensino fundamental: características da ocorrência e relação com habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem. Estudos de Psicologia, 11(2), 199-208.

Barreto, S. O., Freitas, L. C., & Del Prette, Z. A. P. (2011). Habilidades sociais na comorbidade entre dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento: uma avaliação multimodal. Revista Psico, 42(4), 503-510.

Benvegnú, L. A., Fassa, A. G., Facchini, L. A., Wegman, D. H., & Dall’Agnol, M. M. (2005). Work and behavioural problems in children and adolescents. International Journal of Epidemiology, 34(6), 1417-1424.

Bolsoni-Silva, A. T. (2003). Habilidades Sociais Educativas, variáveis contextuais e problemas de comportamento: comparando pais e mães de pré-escolares (Tese de doutorado não-publicada). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.

Bolsoni-Silva, A. T., Silveira, F. F., & Marturano, E. M. (2008). Promovendo habilidades sociais educativas parentais na prevenção de problemas de comportamento. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 10(2), 125-142.

Bolsoni-Silva, A. T., Loureiro, S. R., & Marturano, E. M. (2011). Problemas de comportamento e habilidades sociais infantis: modalidades de relatos. Revista Psico, 42(3), 354-361.

Bordin, I. A., Rocha, M. M., Paula, C. S., Teixeira, M. C. T. V., Achenbach, T. M., Rescorla, L. A., & Silvares, E. F. M. (2013). Child Behavior Checklist (CBCL), Youth Report (YSR) and Teacher’s Report Form (TRF): No overview of the development of the original and Brazilian versions. Cadernos de Saúde Pública, 29(1), 13-28.

Brancalhone, P. G., Fogo, J. C., & Williams, L. C. A. (2004). Crianças expostas à violência conjugal: avaliação do desempenho acadêmico. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 20(2), 113-117.

Brasil. Ministério da Saúde. (2000). Sistema Sistema Único de Saúde (SUS) princípios e conquistas. Brasília: Ministério da Saúde. Recuperado em outubro 13, 2013, de http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sus_principios.pdf

Cecconello, A. M., De Antoni, C., & Koller, S. H. (2003). Práticas educativas, estilos parentais e abuso físico no contexto familiar. Psicologia em Estudo, 8(Esp.), 45-54.

Cia, F., & Barham, E. J. (2009a). O envolvimento paterno e o desenvolvimento social de crianças iniciando as atividades escolares. Psicologia em Estudo, 14(1), 67-74.Ciência e Saúde coletiva, 10(1), 81-90.

Cia, F., & Barham, E. J. (2009b). Repertório de habilidades sociais, problemas de comportamento, autoconceito e desempenho acadêmico de crianças no início da escolarização. Estudos de Psicologia (Campinas), 26(1) 45-55.

Cia, F., Barham, E. J., & Fontaine, A. M. G. V. (2010). Impactos de uma intervenção com pais: o desempenho acadêmico e comportamento das crianças na escola. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23(3), 533-543.

Cia, F., Pereira, C. S., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2006). Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filhos. Psicologia em Estudo, 11(1), 73-81.

Cobb, S. (1976) Social Support as a moderator of life stress. Psychosomatic Medicine. 38(5), 300-314.

Cohen, S., & Wills, T. A. (1985). Stress, social support and the buffering hypothesis. Psychological Bulletin, 98(2), 310-357.

Costa, C. S. L., Williams, L. C. A., & Cia, F. (2012). Intervenção com monitores de organização não-governamental: diminuindo problemas de comportamento em crianças. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(3), 411-421.

Couto, M. C. V., Duarte, C. S., & Delgado, P. G. G. (2008). A saúde mental infantil na saúde pública brasileira: situação atual e desafios. Revista Brasileira de Psiquiatria, 30(4), 384-389.

D’Avila-Bacarji, K. M. G., Marturano, E. M., & Elias, L. C. S. (2005). Suporte parental: um estudo sobre crianças queixas escolares. Psicologia em Estudo, 10(1), 107-115.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (1998). Desenvolvimento interpessoal e educação escolar: o enfoque das habilidades sociais. Temas em Psicologia, 6(3), 205-215.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2003). Desenvolvimento socioemocional na escola e prevenção da violência: questões conceituais e metodologia de intervenção. In A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: questões conceituais, avaliação e intervenção (pp.83-127). Campinas: Alínea.

Elias, L. C., & Marturano, E. M. (2005). Oficinas de linguagem: proposta de atendimento psicopedagógico para crianças com queixas escolares. Estudos de Psicologia, 10(1), 53-61.

Ferreira, M. C. T., & Marturano, E. M. (2002). Ambiente familiar e os problemas de comportamento apresentados por crianças com baixo desempenho escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15(1), 35-44.

Ferriolli, S. H. T. (2006). Indicadores de risco e proteção ao desenvolvimento do escolar: crianças e famílias atendidas em um programa de atenção primária e saúde da família (Tese de doutorado não-publicada). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.

Gardinal, E. C., & Marturano, E. M. (2007). Meninos e meninas na educação infantil: associação entre comportamento e desempenho. Psicologia em Estudo, 12(3), 541-551.

Gordon, N. (1993). Learning disorders and delinquency. Brain & Development, 15(3), 169-172.

Jackson, Y., & Warren, J. S. (2000). Appraisal, social support, and life events: Predicting outcomes behavior in school-age children. Child Development, 71(5), 1441–1457.

Kazdin, A. E., Kraemer, H. C., Kessler, R. C., Kupfer, D. J., & Offord, D. R. (1997). Contributions of risk fator research to developmental psychology. Clinical Psychology Review, 17(4) 375-406.

Kim-Cohen, J. (2007). Resilience and developmental psychopathology. Child Adolescent Psychiatric Clinics of North America, 16(2), 271-283.

Klein, C. H., & Bloch K. V. (2006). Estudos seccionais. In R. A. Midronho, K. V. Bloch, R. R. Neves & G. L. Werneck (Eds.). Epidemiologia (p.125-150). São Paulo: Atheneu.

Kraemer, H. C., Kazdin, A. E., Offord, D., Kessler, R., Jensen, P., & Kupfer, D. J. (1997). Coming to terms with the terms of risk. Archives of General Psychiatry, 54(4), 337-343.

Marturano, E. M., & Loureiro, S. R. (2003). O desenvolvimento sócio-emocional e as queixas escolares. In: A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem (pp.259-291). Campinas: Alínea. Medeiros, P. C., Loureiro, S. R., Linhares, M. B. M., &

Marturano, E. M. (2000). A auto-eficácia e os aspectos comportamentais de crianças com dificuldade de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, 13(3), 327-336.

Milán, S., García, E., Hurtado, J. A., Morilla, M., & Sepúlveda, P. (2006). Victimología infantil. Cuadernos de Medicina Forense, 12(43-44), 7-19.

Molina, R. C. M., & Del Prette, Z. A. P. (2006). Funcionalidade da relação entre habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem. Psico-USF, 11(1), 53-63.

Murta, S. G. (2007). Programas de prevenção a problemas emocionais e comportamentais em crianças e adolescentes: lições de três décadas de pesquisa. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(1), 01-08.

O’Connell, M. E., Boat, T., & Warner, K. (Eds.). (2009). Prevention mental, emotional, and behavioral disorders among young people: Progress and possibilities. Washington, D.C.: The National Academic Press.

Pacheco, J. T. B., Teixeira, M. A. P., & Gomes, W. B. (1999). Estilos parentais e desenvolvimento de parenting styles and development of social skills during adolescence. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 15(2), 117-126.

Paula, C. S., Duarte, C. S., & Bordin, I. A. S. (2007). Prevalence of mental health problems in children and adolescents from the outskirts of São Paulo City and estimation of service need and capacity. Revista Brasileira de Psiquiatria, 29(1), 11-17.

Paula, C. S., Miranda, C. T., & Bordin, I. A. S. (2010). Saúde mental na infância e adolescência: revisão dos estudos epidemiológicos brasileiros. In O. Tanaka, L. Yoshimi, & E. Ribeiro (Orgs.), Atenção em saúde mental para crianças e adolescentes no SUS (pp.75-92). São Paulo: Editora Hucitec.

Paula, C. S., Vedovato, M. S., Bordin, I. A. S., Barros, M. G. S. M., D’Antino, M. E. F., & Mercadante, M. T. (2008). Mental health and violence among sixth grade students from a city in the state of São Paulo. Revista de Saúde Pública, 42(3), 524-528.

Razzouk, D., Zorzetto, R., Dubugras, M. T, Gerolin, J., & Mari, J. J. (2006). Mental health and psychiatry research in Brazil: Scientific production from 1999 to 2003. Revista de Saúde Pública, 40(Esp.), 93-100.

Rios, K. S. A., & Williams, L. C. A. (2008). Intervenção com famílias como estratégia de prevenção de problemas de comportamento em crianças: uma revisão. Psicologia em Estudo, 13(4), 799-806.

Rocha, M. M., Pereira, R. F., Arantes, M. C., & Silvares, E. F. M. (2010). Guia para profissionais da saúde mental sobre o Sistema Achenbach de Avaliação Empiricamente Baseada (ASEBA). São Paulo: Universidade de São Paulo.

Sá, D. G. F., Bordin, I. A. S., Martin, D., & Paula, C. S. P. (2010). Fatores de risco para problemas de saúde mental na infância/adolescência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(4), 643-652.

Santos, E. O. L., & Silvares, E. F. M. (2006). Crianças encaminhadas para clínicas um estudo comparativo da percepção de seus pais. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(2), 277-282.

Santos, P. L., & Graminha, S. S. V. (2006). Problemas emocionais e comportamentais associados ao baixo rendimento acadêmico. Psicologia em Estudo, 11(1), 101-109.

Tramontina, S., Martins, S., Michalowski, M. B., Ketzer, C. R., Eizirik, M., Biederman, J., & L. A. Rohde (2002). Estimated mental retardation and school dropout in a sample of students from state public schools in Porto Alegre, Brazil. Revista Brasileira de Psiquiatria, 24(4), 177-181.

Weare, K., & Nind, M. (2012). Mental health promotion and problem prevention in schools: What does the evidence say? Health Promotion International, 26(Suppl.1), i29-i69.

Publicado

2014-12-31

Cómo citar

TEIXEIRA, M. C. T. V., SERACENI, M. F. F., SURIANO, R., SANT’ANA, N. Z., CARREIRO, L. R. R., & PAULA, C. S. de. (2014). Fatores de proteção associados a problemas emocionais e comportamentais em escolares. Estudos De Psicologia, 31(4). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8478