O Teste de Zulliger-SC

avaliação da criatividade em crianças

Autores/as

  • Raquel Rossi TAVELLA Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, Faculdade de Saúde e Ciências da Vida, Curso de Psicologia.
  • Anna Elisa de VILLEMOR-AMARAL Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Palabras clave:

Criança, Criatividade, Teste de Zulliger

Resumen

Este trabalho teve como objetivo verificar se os indicadores cognitivos e afetivos no Teste de Zulliger - que, por hipótese, se correlacionam com a criatividade -, contribuem para diferenciar crianças com diversos potenciais criativos, identificadas pelo Teste de Criatividade Figural Infantil. Participaram do estudo 90 crianças, de 11 e 12 anos, de ambos os sexos, matriculadas em escolas públicas de uma cidade do interior de São Paulo. A aplicação dos instrumentos foi dividida em duas etapas, na primeira das quais foi aplicado aquele Teste de forma coletiva. A segunda etapa foi realizada individualmente, tendo como instrumento o Teste de Zulliger adaptado para o Sistema Compreensivo, desenvolvido por Exner para o Rorschach. Os resultados apontaram diferenças significativas nas variáveis movimento, movimento ativo, qualidade formal incomum, resposta popular e número de respostas. Conclui- -se que as variáveis do Zulliger selecionadas foram sensíveis para identificar crianças com diferentes níveis de criatividade.

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Publicado

2014-12-31

Cómo citar

TAVELLA, R. R., & VILLEMOR-AMARAL, A. E. de. (2014). O Teste de Zulliger-SC: avaliação da criatividade em crianças. Estudos De Psicologia, 31(4). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8473

Número

Sección

INSTRUMENTOS E PROCESSOS EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA