Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes

Autores/as

  • Gláucia Madureira Lage e MORAES Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília, Gabinete da Reitoria
  • Eunice Maria Lima Soriano de ALENCAR 2 Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia. Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências Sul

Palabras clave:

Criatividade, Docentes, Ensino fundamental, Escrita criativa, Produção textual

Resumen

Este estudo investigou a percepção de professores de Língua Portuguesa sobre fatores relacionados à criatividade em produções textuais discentes. Foram entrevistados 12 docentes do segundo ciclo do ensino fundamental (seis de escolas públicas e seis de escolas particulares). Os resultados revelaram ser a elaboração de textos pouco trabalhada pelos professores, tendo sido dada como justificativa a falta de tempo gerada pelo número elevado de alunos e carga horária extensa. Um percentual expressivo de docentes considerou pouco criativas as produções textuais discentes, embora a quase totalidade tenha se avaliado como profissionais inventivos e apontado diversas estratégias para facilitar a escrita de textos criativos em sala de aula. Indicaram, como fatores limitadores à expressão da criatividade nas produções textuais, elementos relacionados aos estudantes, professores e escola. Os resultados trazem implicações para a formação de professores de Língua Portuguesa no que diz respeito à criatividade na redação de textos em sala de aula.

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Publicado

2023-04-14

Cómo citar

MORAES, G. M. L. e, & ALENCAR, E. M. L. S. de. (2023). Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes. Estudos De Psicologia, 32(4). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8329

Número

Sección

SEÇÃO ESPECIAL: CRIATIVIDADE E SUPERDOTAÇÃO