Coping da hospitalização em crianças com câncer

a importância da classe hospitalar

Autores/as

  • Paula Coimbra da Costa Pereira a HOSTERT Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Fonoaudiologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Alessandra Brunoro MOTTA Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Sônia Regina Fiorim ENUMO Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Palabras clave:

Ambiente hospitalar, Câncer em crianças, Coping

Resumen

A hospitalização afeta o comportamento infantil, sendo mediada pelas estratégias de enfrentamento (coping) da criança. O objetivo deste estudo foi descrever as estratégias de enfrentamento de crianças com câncer para lidar com a hospitalização, analisando a importância da Classe Hospitalar. Participaram do estudo 18 crianças com câncer (6 a 12 anos), avaliadas pelo Instrumento Informatizado de Avaliação do Enfrentamento da Hospitalização. Os pais responderam ao Child Behavior Checklist (6-18 anos). Os comportamentos mais referidos foram: brincar, conversar, assistir TV, tomar remédio, estudar, sentir raiva e fazer chantagem; e as famílias de coping mais identificadas foram ruminação e distração. As crianças destacaram a importância da Classe Hospitalar para a continuidade da aprendizagem e da escolaridade. O padrão de coping revelou comportamentos e estratégias favoráveis ao enfrentamento da hospitalização durante o período na Classe Hospitalar, indicando possíveis benefícios desta para a criança em tratamento contra o câncer.

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Publicado

2023-04-14

Cómo citar

a HOSTERT, P. C. da C. P., MOTTA, A. B., & ENUMO, S. R. F. (2023). Coping da hospitalização em crianças com câncer: a importância da classe hospitalar. Estudos De Psicologia, 32(4). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8293