Influência da modalidade de reconto na avaliação do desempenho de escolares em compreensão leitora

Autores/as

  • Adriana de Souza Batist KIDA Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Fonoaudiologia.
  • Gabriela Juliane BUENO Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Fonoaudiologia.
  • Vânia Lúcia Costa de Carvalho LIMA Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Fonoaudiologia
  • Suelen Graton ROSSI Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Fonoaudiologia
  • Pablo Felicio NEPOMUCENO Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Fonoaudiologia
  • Mariana de Moraes Maldonado MARTIN Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Fonoaudiologia
  • Clara Regina Brandão de ÁVILA Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Fonoaudiologia

Resumen

Este estudo buscou estudar a influência da modalidade de reconto sobre a avaliação da compreensão leitora. Avaliaram- -se 34 escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sem queixas de leitura, agrupados em: 1) Grupo Reconto Oral: 19 crianças que recontaram oralmente texto narrativo e expositivo lidos; 2) Grupo Reconto Escrito: 15 que o fizeram por escrito. A análise dos recontos quantificou proposições de ideia central, detalhe, inferências e número de enlaces. Estabeleceu-se, também, o padrão de compreensão (3-0, do melhor para o pior desempenho). Resultados evidenciaram semelhanças entre as médias de desempenho dos grupos nas variáveis do reconto de texto narrativo. Para o expositivo, houve diferença para enlaces de primeiro nível (t = -2,114, p = 0,042), com maior média do Grupo reconto escrito. Concluiu-se, portanto, que a modalidade do reconto não influenciou a avaliação da compreensão de textos narrativos, mas o reconto escrito de textos expositivos favoreceu o aparecimento de enlaces entre ideias centrais.

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Publicado

2023-04-14

Cómo citar

KIDA, A. de S. B., BUENO, G. J., LIMA, V. L. C. de C. ., ROSSI, S. G., NEPOMUCENO, P. F., MARTIN, M. de M. M., & ÁVILA, C. R. B. de. (2023). Influência da modalidade de reconto na avaliação do desempenho de escolares em compreensão leitora. Estudos De Psicologia, 32(4). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8289

Número

Sección

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM