Velocidade de leitura e desempenho escolar na última série do ensino fundamenta

Autores/as

  • Eliana Matiko KOMENO Hospital Municipal da Criança e do Adolescente.
  • Clara Regina Brandão de ÁVILA Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Fonoaudiologia, Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana
  • Isa de Pádua CINTRA Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Pediatria, Curso de Especialização em Adolescência para Equipe Multidisciplinar
  • Teresa Helena SCHOEN Universidade Federal de São Paulo, Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente, Serviço de Psicologia.

Palabras clave:

Adolescente, Avaliação educacional, Escolaridade, Leitura

Resumen

A velocidade de leitura, calculada pelo número de palavras lidas por minuto, é um dos aspectos observados na fluência dessa habilidade. Esta pesquisa caracterizou a velocidade de leitura no último ano do ensino fundamental, segundo o texto e o desempenho acadêmico, investigando possíveis correlações entre essas variáveis. Trinta e dois estudantes do 9° ano, agrupados pela média escolar, leram dois textos diferentes, oral e silenciosamente. A velocidade calculada variou de 96,05 palavras por minuto, na leitura oral inédita, a 219,41 palavras por minuto, na segunda leitura oral. O texto influenciou a velocidade da leitura oral, provavelmente pela frequência ou número de caracteres das palavras. A velocidade da leitura silenciosa mostrou-se mais alta que a observada na leitura oral. Houve correlação entre velocidade de leitura e desempenho acadêmico. São necessários parâmetros brasileiros para avaliar a velocidade de leitura conforme as diferentes idades e ao níveis de escolaridade.

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Publicado

2023-04-13

Cómo citar

KOMENO, E. M. ., ÁVILA, C. R. B. de, CINTRA, I. de P., & SCHOEN, T. H. (2023). Velocidade de leitura e desempenho escolar na última série do ensino fundamenta. Estudos De Psicologia, 32(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8207

Número

Sección

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM