A relação entre potencial de aprendizagem e desempenho acadêmico
predição pelo Teste Dinâmico Informatizado de Raciocínio Indutivo para Crianças
Palabras clave:
Inteligência, Psicometria, Rendimento escolarResumen
O objetivo deste estudo foi verificar a predição do potencial de aprendizagem do raciocínio indutivo, avaliado pelo Teste Dinâmico Informatizado de Raciocínio Indutivo para Crianças, em relação ao desempenho acadêmico. Participaram do estudo 317 crianças de ambos os sexos, que cursavam da 1ª à 5ª série. A amostra foi submetida à aplicação do Teste Dinâmico, da Prova de Raciocínio Abstrato da Bateria de Provas de Raciocínio Infantil, bem como foi coletada a média final referente às matérias estudadas pelos alunos. Adicionalmente os professores indicaram, segundo sua percepção, os alunos com maior ou menor capacidade para aprender. Os resultados encontrados indicaram diversas correlações positivas, moderadas e baixas, entre o Teste Dinâmico e o desempenho acadêmico. Utilizando a prova de Raciocínio Abstrato efetuou-se uma análise de regressão linear, que apontou validade incremental para o Teste Dinâmico. Por meio desses dados pode-se constatar evidência de validade para o Teste Dinâmico e sua predição para o desempenho acadêmico.
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