A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO DA ÁREA DA SAÚDE, A PRÁTICA, A SUPERVISÃO E A PESQUISA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA.

Autores/as

  • Vera Lucia A. Raposo do Amaral PUCCAMP
  • Gervásio Ossao Yoshida SOBRAPAR

Palabras clave:

Psicologia como Profissão, Psicologia na Saúde, Pesquisa, Prática e Supervisão

Resumen

O artigo objetiva fazer uma descrição de uma experiência em psicologia da saúde em um hospital especializado na reabilitação de pessoas portadoras de deformidades físicas, em especial, as de crânio e face. Os autores relatam sua experiência prática, de pesquisa e com supervisão em uma equipe interdisciplinar. Enfatizam o papel da investigação cientifica ligada às questões que surgem na prática profissional e nas interações Interdisciplinares. Especificam os programas de atuação clínica e o modelo de ensino e supervisão. Apresentam suas práticas de avaliação e concluem pela importância do envolvimento cada vez maior dos profissionais no desenvolvimento de pesquisa que subsidiem suas práticas. Apresentam o resumo de um caso como um exemplo do atendimento interdisciplinar a longo prazo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMARAL, V .L. A. R. do (1986). Vivendo com uma face atípica: Influência da deformidade facial no auto e hetero conceitos e na realização acadêmica de crianças de 6 a 12 anos. Tese de Doutorado defendida no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

AMARAL, V. L. A. R. do (1992). Fissuras Lábio Palatinas: aspectos psicossociais. InE. B. de C. Altmann(ed.) Fissuras lábio Palatinas. São Paulo: Pró-Fono.

ANPEPP (1989). Documento de conclusão dos trabalhos do Grupo de Estudos sobre Psicologia da Saúde. 11º Reuniao da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia Gramado, R.S., Mimeo.

MATARAZZO, J.D. (1980). Behavioral health and behavioral medicine: frontiers for a new health psychology. American Psychologist, 35, 807-817.

MATARAZZO, J.D. (1982). Behavioralhealth's challenge to academic Psychology. American Psychologlst, 37, 1-14.

PIRES, D. C. H. (1992). Ansiedade de pacientes e reuniões ambulatoriais Interdisciplinares. Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

SOUZA, DAP. (1991). A experiência de sofrer queimaduras: um estudo do medo com crianças de 6 a 12 anos. Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Publicado

1993-08-30

Cómo citar

A. Raposo do Amaral, V. L. ., & Ossao Yoshida, G. . (1993). A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO DA ÁREA DA SAÚDE, A PRÁTICA, A SUPERVISÃO E A PESQUISA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Estudos De Psicologia, 10(3), 85–94. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8154