NOVOS CAMINHOS DA PSICOLOGIA ESCOLAR BRASILEIRA

Autores/as

  • Solange Wechsler PUCCAMP
  • Raquel Souza Lobo Guzzo PUCCAMP

Palabras clave:

psicologia escolar brasileira, estratégias em psicologia escolar, formação psicólogo escolar

Resumen

O propósito deste trabalho foi o de traçar o perfil do psicólogo escolar brasileiro. Com esta finalidade foi realizada uma pesquisa com 139 participantes do I Congresso Nacional de Psicologia Escolar, realizado em 1991. O questionário utilizado como instrumento avaliou áreas de formação, experiência, atuação e percepções quanto à importância de diversos conteúdos teóricos e práticos para o desenvolvimento da psicologia escolar. Os resultados obtidos demonstraram que existe uma nova trajetória na psicologia escolar brasileira, priorizando modelos mais grupais do que individuais, e estratégias mais preventivas ao invés de curativas. Foram também propostos novos conteúdos a serem incluídos para a formação do profissional e demonstrada a necessidade de maiores aprofundamentos em conteúdos já existentes, baseados nas necessidades práticas dos profissionais já no campo há vários anos.

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Citas

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Publicado

1993-08-30

Cómo citar

Wechsler , S. ., & Souza Lobo Guzzo, R. . (1993). NOVOS CAMINHOS DA PSICOLOGIA ESCOLAR BRASILEIRA. Estudos De Psicologia, 10(3), 21–40. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8145