NOVOS CAMINHOS DA PSICOLOGIA ESCOLAR BRASILEIRA
Palabras clave:
psicologia escolar brasileira, estratégias em psicologia escolar, formação psicólogo escolarResumen
O propósito deste trabalho foi o de traçar o perfil do psicólogo escolar brasileiro. Com esta finalidade foi realizada uma pesquisa com 139 participantes do I Congresso Nacional de Psicologia Escolar, realizado em 1991. O questionário utilizado como instrumento avaliou áreas de formação, experiência, atuação e percepções quanto à importância de diversos conteúdos teóricos e práticos para o desenvolvimento da psicologia escolar. Os resultados obtidos demonstraram que existe uma nova trajetória na psicologia escolar brasileira, priorizando modelos mais grupais do que individuais, e estratégias mais preventivas ao invés de curativas. Foram também propostos novos conteúdos a serem incluídos para a formação do profissional e demonstrada a necessidade de maiores aprofundamentos em conteúdos já existentes, baseados nas necessidades práticas dos profissionais já no campo há vários anos.
Descargas
Citas
BASTOS, A. V. B. (1988) - Área de atuação em questões: o nosso modelo profissional. Em Conselho Federal de Psicologia Quem é o psicólogo brasileiro? Cap.10, S. Paulo. Edição.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (1988) - Quem é o psicólogo brasileiro. S. Paulo. Edição.
ELLIOT, S. e WITT, J. (1986) -The delivery of psychological services in schools. New York. Lawrence Erlbaum Associates.
GUZZO, R. S. L (1987) - Quem é o psicólogo escolar? Sua atuação prática. Resumos da XVII Reunião Anual da Sociedade de Psicologia. Ribeirão Preto -São Paulo.
REYNOLDS, C. e GUTKINS, T. B. (1982) - The handbook of school psychology. New York. John Wiley & Sons.
SANT'ANNA, H. H. N. (1984) - A psicologia escolar em São Paulo: uma contribuição à sua avaliação e perspectivas Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo.
WECHSLER, S. (1989a) - Panorama nacional de formação e atuação do psicólogo escolar. Psicologia: ciência e profissão 3, 26-31.
WECHSLER, S. (1989b) - Usos e abusos da avaliação psicológica nas escolas. Estudos de Psicologia. 2, 75-88.
WECHSLER, S. e BENSUSAN, E. (1987)
- Atuação do psicólogo na área escolar do Distrito Federal. Resumos da XVII Reunião Anual da Sociedade de Psicologia. Ribeirão Preto. S. Paulo.
WITTER, G.P. (1987)- Quem é o psicólogo escolar? Sua atuação prática. Resumos da XVII Reunião Anual da Sociedade de Psicologia. Rlbeirão Preto, S. Paulo.