Pensamento "concreto" e "abstrato" em crianças e adultos: um estudo através da interpretação de provérbios
Palabras clave:
pensamento concreto, pensamento abstrato, provérbiosResumen
O objetivo deste trabalho foi avaliar o grau de ocorrência dos tipos de pensamento "concreto" e "abstrato" em função das variáveis idade e sexo dos sujeitos. Os tipos de pensamento foram avaliados pelo Teste Brasileiro de Provérbios. Participaram como sujeitos um grupo de 53 crianças, alunos da 3ª série do 1° grau, com idades variando de 9 a 13 anos, e um grupo de 26 adultos, alunos de um curso de alfabetização, na faixa etária de 15 a 48 anos. Verificou-se que: a) os adultos emitiram um número significativamente maior de respostas abstratas do que as crianças; b) as crianças emitiram um número significativamente maior de respostas concretas do que os adultos; c) os adultos femininos emitiram um número significativamente maior de respostas abstratas do que os masculinos; d) os adultos masculinos emitiram um número significativamente maior de respostas concretas do que os femininos.
Descargas
Citas
BRUNER, J. O Processo da Educação. São Paulo: Cia Editora Nacional,1968.
COSTA NETTO, P.LO. estatística. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 1977.
GORHAN, D.R. Proverbs Test - Best Answer Form. Missoula Mont: Psychological Test Specialists, 1956.
LOMÔNACO, J. F. B., FARIA, A. R., PULUN, E. M. M. P., MARTINS NETO, H., AMÊNDOLA, M. B.e MARTINS, R.H.S.C.A interpretação de provérbios em função do sexo e da idade. Psicologia Ciência e Profissão, 1981, 1(2), 69-86.
PFROMM NETTO, S. Psicologia da Adolescência. São Paulo: Editora Pioneira, 1968.
PIAGET.J. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1973.
SILVA, C. B. B. da Elaboração de um Instrumento para avaliar níveis de pensamento através da Interpretação de provérbios. Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.
VYGOTSKY, LS. Pensamento e Linguagem, São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1987.