CRIATIVIDADE VERBAL EM REDAÇÕES DE ADOLESCENTES DE DIFERENTES INSTITUIÇÕES DE ENSINO: UM ESTUDO QUASE EXPERIMENTAL

Autores/as

  • Carmen Elvira Flores Mendoza Prado PUCCAMP
  • Francisco de Assis Furtado de Oliveira CAPES

Palabras clave:

Criatividade verbal, desempenho escolar, avaliação da criatividade, dimensões da criatividade

Resumen

O objetivo deste trabalho foi comparar a criatividade verbal em redações de adolescentes de diferentes níveis de desempenho acadêmico e de diferentes instituições de ensino: particular, estadual e militar. Foram estudados 30 alunos (10 de cada escola) com idade entre 15 a 18 anos, do sexo masculino. O desempenho acadêmico foi indicado pelos professores de Língua Portuguesa e Literatura. Os critérios definidos operacionalmente para avaliação da criatividade verbal foram: flexibilidade, fluência, extensão média do enunciado e criatividade geral. Os resultados indicaram superioridade do grupo militar em algumas dimensões. O grupo particular e o estadual não apresentaram desempenho diferenciado. Todavia, algumas dificuldades sobre os critérios de avaliação foram encontradas. Considerações a respeito são discutidas.

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Publicado

1991-07-30

Cómo citar

Flores Mendoza Prado, C. E. ., & Furtado de Oliveira, F. de A. . (1991). CRIATIVIDADE VERBAL EM REDAÇÕES DE ADOLESCENTES DE DIFERENTES INSTITUIÇÕES DE ENSINO: UM ESTUDO QUASE EXPERIMENTAL. Estudos De Psicologia, 8(1), 108–128. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7981

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS