EPILEPSIA NA INFÂNCIA: ASPECTOS NEUROLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E EDUCACIONAIS.

Autores/as

  • Antonio Carlos Domene UNESP
  • Florindo Stela UNESP
  • Paulo Rennes Marçal Ribeiro UNESP

Palabras clave:

Epilepsia, epilepsia infantil, estigma e misticismo

Resumen

O presente artigo visa discutir a interrelação de aspectos neurológicos, psicológicos e educacionais da epilepsia na infância. São apresentados elementos sobre a natureza do fenômeno, suas características na infância e a existência de processos afetivos e emocionais. É introduzida a questão dos preconceitos, tabus, estigma e misticismo - fatores que interferem na estruturação psicológica da criança epiléptica. Destaca-se, ainda, a importância da observação da criança em ambiente escolar, particularmente a interação dela com professores e com outras crianças. Finalmente, enfatiza-se a necessidade de uma concepção interdisciplinar do problema, integrando informações provenientes das diferentes áreas que se preocupam em avaliar e promover o desenvolvimento infantil.

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Publicado

1991-07-31

Cómo citar

Domene, A. C. ., Stela, F. ., & Rennes Marçal Ribeiro , P. . (1991). EPILEPSIA NA INFÂNCIA: ASPECTOS NEUROLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E EDUCACIONAIS. Estudos De Psicologia, 8(1), 38–57. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7974

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS