DOCENTES-PESQUISADORES: PERSPECTIVA PESSOAL QUANTO À PROFISSÃO.

Autores/as

  • Maria Marta GIACOMETTI Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS.

Resumen

O objetivo da pesquisa foi verificar a perspectiva pessoal de docentes-pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul quanto a profissão. Foram entrevistados 24 sujeitos divididos em três grupos por área de atuação e subdivididos em subgrupos por sexo. Os docentes-pesquisadores expressaram indefinição quanto a satisfação/insatisfação na perspectiva pessoal relativa à profissão, ao trabalho. Na análise da influência da variável sexo verificou-se maior número de respostas negativas quanto à profissão entre os sujeitos do sexo masculino e, maior número de respostas positivas entre os do sexo feminino. Não houve influência da área de atuação na manifestação de respostas positivas e negativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGARWALL. A. & TRIPAPHI, K. N. Effects of time, value and contingency of external rewards on intrinsic motivation. Psychologia 27: 254-61, 1984.

ARVEY, Richard D.; DEWHIRST, H. Dudley & BOLING. John C. Relationships between goal clarity participation in goal setting, and personality characteristics on job satisfaction in a scientific organization. Journal of Applied Psychology. 197661 (1):103-5.

AZEVEDO. Eliane S.; FORTUNA. Cristina M. M.; PONTES, Maria Christina D.; FREIRE, Nelly Batista V. M.; ABDALLA. Paulo César Dutra & DÓREA, Ernani Sampaio. A mulher cientista no Brasil; dados atuais sobre sua presença e contribuição. Ciência e Cultura 41 (3):275-83. 1989.

CARVALHO. C. M. C. Representações de professores da 1ª série do 1º grau de escolas de periferia. Estudos de caso, Tese de doutorado defendida no IPUSP, São Paulo. 1983.

DÁLIA, Edna da Cunha Paiva. Mulher, educação e trabalho. João Pessoa (Dissertação de mestrado. UFPB), João Pessoa, 1983.

DIAMOND, Esther E. Women's occupational plans and decisions: an introduction. Applied Psychology; an Intemational Review. 37 (2): 97-102,1988.

GIACOMETTI, M. M. Motivação e busca da informação: comportamento de docentes pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Dissertação de Mestrado defendida na PUCCCAMP, Campinas, 1989.

GORMAN, Prue; JONES, Luké & HOLMAN, Jacqueline. Effects offree reward on learning and motivation. Australian Joumal of Psychology, 1986,38 (1): 81-3.

GRAEN, George B,; SCANDURA, Terri A. & GRAEN, Michael R.Afíeld experimental test of the moderating effects of growth need strenght on productivity. Joumal of AppIied Psychology, 1986, 71 (3): 484-91.

HARREL, Adrian & STAHL, Michael. Additive information processing and the relationship between expectancy of sucess and moti vatíonal force. Academy of Management Joumal, 1986, 29 (2): 424-33.

LATHAM, Gary P.; MITCHELL, Terence R. & DOSSETT, Dennis L. Importance of participative goal setting and anticipated rewards on goal difficulty and job performance. Joumal of Applied Psychology, 1978, 63 (2): 163-91.

ORPEN, Christopher. The effects of need for achievement and need for independence on the relationship between perceveid job attributesand managerial satisfaction and performance. International Joumal of Psychology, 1985, 20: 207-19.

SIEGEL, S. Nomparametric statistics for the behavioral sciences. New York, McGRAW-Hill Book, 1956.

STAATS, Arthur W. & STAATS, Carolyn K. Motivação humana. In: Comportamento humano complexo; uma extensão sistemática dos princípios de aprendizagem, 1973, São Paulo, EPU/USP.

STUART, Tichard B. Behavioral self-management; strategies, techniques and outcomes. New York, Brunner/Mazel, 1977.

SYLVIA, Ronad D. & HUTCHISON, Tony. What makes Ms. Johnson teach? A study of teacher motivation. Human Relations, 1985, 38 (9): 841-56.

THARP, R. G. &WETZEL, R. J. Behaviour modification in the natural environment. New York, Academic Press, 1969.

THIPATHI, K. N. & AGARWAL.A. Effects of verbal and tangible rewards on intrinsic motivation in males and females. PsychologicaJ studies, 1981,30 (1): 77-84.

WILTON. Peter C. & MYERS, John G. Task expectancy, and information; assessment effects in information utilization process Journal of Consumer Research, 12: 469,86. mar.

WONNACOTT. Ronald J. & WONNACOTT, Thomas A. Fundamentos de estatística; descobrindo o poder da estatística. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos, 1985.

Publicado

1990-12-31

Cómo citar

GIACOMETTI, M. M. . (1990). DOCENTES-PESQUISADORES: PERSPECTIVA PESSOAL QUANTO À PROFISSÃO . Estudos De Psicologia, 7(2), 123–139. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7954