O QUE É OUVIR?

Autores/as

  • Mauro Martins AMATUZZI Psicólogo, doutor em Filosofia da Educação, docente no Instituto de Psicologia da USP.

Resumen

Este texto pretende trazer uma fenomenologia do ouvir em alguns de seus aspectos, principalmente aqueles que mais interessam a uma relação terapêutica e a uma relação educativa. Com esse intuito comentam-se textos de Rogers, a partir das posições de Merleau-Ponty, Paul Ricoeur e Martin Buber. O ouvir se abre para o mundo significado pelo falante e para o contexto no qual este mundo ganha um sentido.

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Citas

BUBER, Martins. Do diálogo e do dialógico. São Paulo, Perspectiva, 1982.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1974.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez, 1983.

MERLEAU-PONTY, Maurice. La structure du comportement. Paris, PUF, 1972 (Existe trad. portuguesa).

MEALEAU-PONTY, Mauride: Phénoménologie de Ia perception. Paris, Gallimard, 1967. (Existe trad. portuguesa).

RICOEUR, Paul. Interpretação e Ideologias. Rio de Janeiro, F. Alves, 1977.

ROGERS, Carl. Um jeito de ser. São Paulo; EPU, 1983.

ROGERS, Carl. Away of being. Boston, H. Mifflin, 1980.

Publicado

1990-12-31

Cómo citar

Martins AMATUZZI, M. . (1990). O QUE É OUVIR?. Estudos De Psicologia, 7(2), 86–97. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7947