SABER, PODER E FAZER NOS TÍTULOS DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO EM PSICOLOGIA DA PUCCAMP

Autores/as

  • Geraldina Porto WITTER Profª da Pós-Graduação em Psicologia - PUCCAMP
  • Antônio TÉRZIS Profº da Pós-Graduação em Psicologia - PUCCAMP
  • Elaine B. G. do AMARAL Aluna da Pós-Graduação em Psicologia - PUCCAMP
  • Jorge A. DARINI Mestrando em Psicologia Clínica - PUCCAMP
  • Raquel Souza Lobo GUZZO Profª da Pós-Graduação em Psicologia - PUCCAMP
  • Vera Lúcia Adami Raposo do AMARAL Profª da Pós-Graduação em Psicologia - PUCCAMP

Resumen

Foi feita uma análise psicolinguística dos títulos das 94 dissertações de mestrado apresentadas na PUCCAMP (1975 - 1987). As dissertações foram divididas em três grupos teóricos: comportamental, psicanalítico e outro. Os títulos foram analisados por sua combinação psicolinguística da estrutura: saber-poder-fazer e suas combinações. Os títulos no grupo comportamental mostraram uma tendência para o "fazer" como tema dominante; nos outros dois grupos para "poder". Considerados como grupo, os. títulos mostraram uma tendência para expressar um equilíbrio nas relações entre "saber - poder – fazer”.

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Citas

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Publicado

1988-12-31

Cómo citar

Porto WITTER, G. ., TÉRZIS, A. ., B. G. do AMARAL, E. ., A. DARINI, J. ., Souza Lobo GUZZO , R. ., & Adami Raposo do AMARAL, V. L. . (1988). SABER, PODER E FAZER NOS TÍTULOS DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO EM PSICOLOGIA DA PUCCAMP. Estudos De Psicologia, 5(2), 70–83. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7816