PESQUISA E PUBLICAÇÃO: OS FATORES MOTIVACIONAIS DOS DOCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA NO BRASIL

Autores/as

  • Marilda E. Novaes Lipp Professora da Pós-Graduação em Psicologia Clínica - PUCCAMP
  • Denise A. Pereira de Souza Mestrando em Psicologia Clínica - PUCCAMP
  • Nione Torres A. Oliveira Mestrando em Psicologia Clínica - PUCCAMP
  • Luiz Carlos de Oliveira Mestrando em Psicologia Clínica - PUCCAMP

Resumen

O presente trabalho teve por objetivos: (1) levantar as forças motivacionais que levam os Professores de Pós-Graduação em Psicologia, no Brasil, a pesquisarem e publicarem; (2) analisar o que contribui para que alguns docentes não publiquem e (3) caracterizar o docente nos nossos cursos de Pós-Graduação em termos de idade, sexo, estado civil, nº de filhos, local de formação etc. Quatorze dos 18 cursos contatados responderam ao questionário num total de 102 respostas. Verificou-se que 86% deles publicaram no Brasil e pelo menos 35% publicaram também no Exterior. Os fatores que, no geral, mais servem de incentivo para a publicação de artigos são: desejo de contribuir para O desenvolvimento da ciência e de obter realização pessoal. Os professores que não publicaram citaram falta de tempo e dificuldade de acesso a órgãos de publicação, como as principais razões.

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Citas

CADERNOS DA ANPEPP, n9 1, 1987. O que a Pós-Graduação em Psicologia no Brasil publicou em 1985.

CORDOVA, Rogério A.; GUSSO, D. A. e LUNA, S. V. - A Pós-Graduação na América latina: O Caso Brasileiro, Brasília 1986.

Publicado

1988-07-30

Cómo citar

E. Novaes Lipp , M. ., A. Pereira de Souza , D. ., Torres A. Oliveira, N. ., & de Oliveira, L. C. . (1988). PESQUISA E PUBLICAÇÃO: OS FATORES MOTIVACIONAIS DOS DOCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA NO BRASIL. Estudos De Psicologia, 5(1), 05–38. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7797