LÍNGUA DOS SINAIS E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Regina Maria de Souza Mestre em Psicologia Clínica - PUCCAMP
  • Ivani R. S. Mendes Linguista contratada pelo Centro de Reabilitação "Prof. Dr. Gabriel Porto" - FCM - UNICAMP

Resumen

Este artigo descreve e discute algumas contribuições teóricas e empíricas com relação a educação de surdos. Discute a filosofia oralista e da comunicação total e, nesta última, a influência do uso de modalidades gestuais no desempenho acadêmico dos alunos surdos. Apresenta e discute os resultados de um estudo piloto que teve como objetivo a avaliação do nível de compreensão de leitura e a produção da escrita. A amostra estudada foi de 102 alunos na avaliação de leitura e de 10 alunos na da escrita. Os dados sugerem interferências do uso da Iíngua dos sinais sobre estes processos, assunto que deve ser mais detidamente investigado em futuros trabalhos.

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Publicado

1987-06-30

Cómo citar

Maria de Souza, R. ., & R. S. Mendes, I. . (1987). LÍNGUA DOS SINAIS E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO. Estudos De Psicologia, 4(1), 35–51. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7784