A RELACÃO PSICÓLOGO-ESCOLA PÚBLICA NA REGIÃO DE CAMPINAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA OPINIÃO DE DIRETORES.

Autores/as

  • Raquel Souza Lobo Guzzo Professoras do Curso de Especialização em Psicologia Escolar - IP - PUCCAMP.
  • Geraldina Porto Witter Professoras do Curso de Especialização em Psicologia Escolar - IP - PUCCAMP.

Resumen

Com o objetivo de caracterizar a relação psicólogo/escola pública em uma região educacional do Estado de São Paulo, foi remetido um questionário a cada uma das suas unidades escolares (N = 695). Destas escolas apenas 29% (N = 199) responderam e devolveram o instrumento de pesquisa. A análise dos resultados mostrou que, de um modo geral, as relações entre o psicólogo e a escola tendem a ser indiretas, esporádicas, de curta duração e segundo modelos criticados sobejamente na literatura. Há uma valorização positiva da atuação deste profissional cuja presença parece ser também desejada. Há interesse em contato com profissionais da psicologia através do CRP, mas em termos de conteúdos muito dispersas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARAÚJO, J. E. de S. A formação do psicólogo e o estágio supervisionado. Um estudo comparativo conduzido nos Institutos Paraibanos de Educação. Dissertação de Mestrado defendida na UFPH, J. Pessoa, 1985.

CHERNISS, C. Instrument for observing supervisor behavior in educational programs for mentally retarded children. American Journal of Mental Deficiency, 1980, 91 (1): 18-21.

DREW, C. J. Introduction to Designing and Conducting Research, St, Louis: The C. V. Morby Co. 1980.

KHOURY, I (Org.) Psicologia Escolar. Col. Temas básicos de Psicologia, Vol. I - SP-EPU, 1984.

MAZINI, E. F. S. A ação da Psicologia na Escola. São Paulo: Cortez e Moraes, 1978.

PATTO, M. H. S. Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: T. A. Queiroz Editor Ltda, 1981.

PATTO, M. H. S. Psicologia e Ideologia. São Paulo. T. A. Queiroz, 1984.

SANT'ANNA H. H. N. A Psicologia Escolar em São Paulo: uma contribuição à sua avaliação e perspectiva. Tese de doutorado defendida no IPUSP-SP.

Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo. Anais do 19, 29, e39 Encontro de Psicologia da área de Educação, 1981, 1982 e 1983.

VAN Kolck, O. L. O Psicólogo escolar em busca de identidade profissional Boletim de Psicologia, 1985,35 (84), p. 24.

WITTER, G. P. Psicologia Escolar: Pesquisa e Ensino. Tese de livre docência defendida no IPUSP. São Paulo, 1977.

Publicado

1987-06-30

Cómo citar

Souza Lobo Guzzo, R. ., & Porto Witter, G. . (1987). A RELACÃO PSICÓLOGO-ESCOLA PÚBLICA NA REGIÃO DE CAMPINAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA OPINIÃO DE DIRETORES. Estudos De Psicologia, 4(1), 17–34. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7782