DESENVOLVIMENTO ADULTO ENTRE ESTUDANTES BRASILEIROS NOS EUA: EM BUSCA DE UM MODELO

Autores/as

  • Isolda de Araújo Gunter Departamento de Psicologia Universidade Federal da Paraíba.
  • Hartmut Gunter Departamento de Psicologia Universidade Federal da Paraíba.

Resumen

As abordagens tradicionais sobre desenvolvimento humano parecem sugerir que o mesmo se encerra com a adolescência. Em contraste, o presente texto apresenta cinco teorias que enfocam desenvolvimento sobre o ponto de vista (a) de idade cronológica, (b) estágios, (c) individualidade, (d) curso de vida, e(e) transição; bem como, um modelo eclético proposto por Schlossberg I 1981). Este trabalho tem por objetivo a análise das respostas a um questionário por um grupo de estudantes brasileiros cursando pós-graduação nos EUA. As perguntas se relacionaram às mudanças percebidas nas perspectivas de vida do indivíduo e a problemas de adaptação a vários aspectos da vida diária num país estrangeiro. O modelo de Schlossberg mostrou-se útil não só como um quadro de referência para conceitualizar a situação do estudante estrangeiro em termos de adaptação humana à transição, como também para apontar as diferentes fontes de stress confrontadas pelos estudantes.

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Citas

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Publicado

1986-08-31

Cómo citar

de Araújo Gunter, I., & Gunter, H. . (1986). DESENVOLVIMENTO ADULTO ENTRE ESTUDANTES BRASILEIROS NOS EUA: EM BUSCA DE UM MODELO. Estudos De Psicologia, 3(1-2), 84–105. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7771