A CRIANÇA BILÍNGUE E A PRÉ-ESCOLA

Autores/as

  • Vera Lúcia A. Raposo do Amaral Departamento de Psicologia Escolar - PUCC
  • Raquel Souza Lobo Guzzo Departamento de Psicologia Escolar - PUCC

Resumen

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a consciência metalinguística de crianças pré-escolares e avaliar a atitude das pré-escolas em relação à criança bilíngue. Foram sujeitos deste estudo vinte e duas crianças, onze do sexo masculino e onze do sexo feminino, com idade variando de dois a seis anos e meio, e oito professores de cinco pré-escolas da rede particular de ensino em Campinas, que tinham crianças bilíngues em suas salas de aula. 

As crianças foram submetidas a um teste de reconhecimento de figuras em ambas as línguas que dominavam. Os professores responderam a questões sobre seus alunos bilíngues e os programas educacionais de suas respectivas escolas, para crianças bilíngues. 

Os dados demostraram que as crianças com idade entre dois e quatro anos não apresentam mudança no código linguístico sob ordens verbais. A partir dos quatros anos, as crianças já demostravam esta habilidade, isto é, demostraram um início de consciência metalinguística. 

Apenas uma das escolas relatou ter-se preocupado com as crianças bilíngues em sua programação curricular. Somente os professores desta escola relataram não notar diferença entre as crianças bilíngues e as inilingues. 

As autoras discutem a importância do papel da pré-escola na facilitação do desenvolvimento da comunicação e integração social de crianças bilíngues. 

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Citas

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Publicado

1985-04-30

Cómo citar

A. Raposo do Amaral, V. L. ., & Souza Lobo Guzzo, R. . (1985). A CRIANÇA BILÍNGUE E A PRÉ-ESCOLA. Estudos De Psicologia, 2(1), 43–53. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7742