Concepções sobre autonomia em faixas etárias diversas

Autores/as

  • Maria Lucia SEIDL-DE-MOURA Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, Grupo de Pesquisa Interação Social e Desenvolvimento.
  • Luciana Fontes PESSÔA Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Psicologia, Curso de Psicologia.
  • Deise Maria Leal Fernandes MENDES Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, Grupo de Pesquisa Interação Social e Desenvolvimento.
  • Dandara de Oliveira RAMOS Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Medicina Social, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
  • Ana Carolina Monerat FIORAVANTI-BASTOS Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia, Grupo de Pesquisa Interação Social e Desenvolvimento.
  • Rafael Vera Cruz de CARVALHO Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social.
  • Luciana BROOKING Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social.
  • Tânia Abreu da Silva VICTOR Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social.

Palabras clave:

Autonomia, Crenças (não religiosas), Desenvolvimento humano, Grupos etários

Resumen

Autonomia e relação são tendências universais desenvolvidas ao longo da ontogênese, concomitantes com distintas fases psicossociais. A autonomia é compreendida como uma necessidade psicológica que não exclui a de relação com os outros e proximidade interpessoal. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar as crenças e concepções sobre autonomia em diferentes faixas etárias. Participaram 110 sujeitos, dentre eles crianças de 10 a 13 anos de idade; adolescentes entre 15 e 18 anos; jovens e adultos entre 20 e 50 anos; e adultos acima dos 50. Os participantes responderam um questionário de dados sociodemográficos e à questão de evocação de palavras ou expressões relacionadas a autonomia. Utilizando a análise de conteúdo temático-categorial, foram estabelecidas dez categorias, e as respostas foram classificadas de acordo com elas. Diferenças entre as faixas etárias foram encontradas, sendo que as categorias independência e senso de liberdade foram as mais frequentes. Os resultados sugerem o desenvolvimento de um processo contínuo com a construção da identidade se dando ao longo do ciclo vital.

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Citas

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Publicado

2023-03-08

Cómo citar

SEIDL-DE-MOURA, M. L., PESSÔA, L. F. ., MENDES, D. M. L. F., RAMOS, D. de O., FIORAVANTI-BASTOS, A. C. M., CARVALHO, R. V. C. de, … VICTOR, T. A. da S. . (2023). Concepções sobre autonomia em faixas etárias diversas. Estudos De Psicologia, 34(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7672