Psicologia Escolar e a COVID-19
Resumen
A ideia de elaborar um dossiê abordando a Psicologia Escolar e a COVID-19 nasce da proposição do Grupo de Trabalho de Psicologia Escolar e Educacional (GT-PEE) da Associação Nacional de Pesquisa e Pósgraduação em Psicologia, que, em consonância com seu posicionamento ativo frente às demandas mais diversas da sociedade, considerou de grande relevância socializar ações e reflexões produzidas pela área durante a pandemia, focalizando a atuação dos membros do GT-PEE em diferentes localidades e de diversas naturezas. Ao mesmo tempo em que esses grupos de pesquisadores avançavam em modos criativos de desenvolver seus trabalhos, visto o fechamento das instituições de ensino em todos os níveis, também foram desvelando novos desafios que se apresentavam à área: alguns já velhos conhecidos, como a desigualdade social, por exemplo, e outros novos, como as práticas psicológicas remotas e sua efetividade. É sobre essas questões que versa este texto que introduz os artigos que compõem este dossiê sobre o tema proposto.
Descargas
Citas
Dazzani, M. V., & Souza, V. L. T. (2016). Psicologia Escolar Crítica: teoria e prática nos contextos educacionais. Alínea Editora.
Facci, M. G. D, Silva, S. M. C., & Souza, M. P. R. (2020). A psicologia escolar e educacional em tempos de pandemia. Psicologia Escolar e Educacional, 24, 1-3. http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392020editoria.
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Paz e Terra.
Freire, P. (2005). Pedagogia da autonomia. Paz e Terra.
Fundo das Nações Unidas para a Infância. (2021). Cenário da Exclusão Escolar no Brasil um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação. https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolarno-brasil.pdf
Guimarães Rosa, J. (2001). Grande Sertão Veredas (19th ed.). Nova Fronteira.
Guzzo, R. S. L., Silva, S. S. G. T., Martins, L. G., Castro, L., & Lorenzetti, L. (2021). Psicologia na escola e a Pandemia: buscando um caminho. In F. Negreiros, B. O. Ferreira (Orgs.), Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia? (pp. 654-682). Pimenta Cultural.
Neri, M. (2020). Efeitos da pandemia sobre o mercado de trabalho brasileiro: Desigualdades, ingredientes trabalhistas e o papel da jornada. Fundação Getúlio Vargas. https://www.cps.fgv.br/cps/bd/docs/Covid&Trabalho-Marcelo_Neri-FGV_Social.pdf
Novaes, A., Pagaime, A., Artes, A., Pimenta, C., Nunes, M., & Gava, T. Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica – Informe 1. Fundação Carlos Chagas, 2020. https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2020/06/educacao-pandemia-a4_16-06_final.pdf
Oliveira, W. A., Andrade, A. L. M., Souza, V. L. T., Micheli, D., Fonseca, L. M. M., Andrade, L. S., & Santos, M. A. (2021). COVID-19 pandemic implications for education and reflections for school psychology. Psicologia: Teoria e Prática, 23(1), 1-26. http://doi:10.5935/1980-6906/ePTPC1913926
Souza, V. L. T., Aquino, F. S. B., Guzzo, R. S. L., & Marinho-Araujo, C. M. (2018). Psicologia Escolar Crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas. Alínea Editora.
Souza, V. L. T., Dugnani, L. A. C., Jesus, J. S., & Medeiros, F. P. (2022) Imaginar, realizar e transformar: a psicologia da arte mobilizando potência de ação na escola. Ed Loyola.
Verztman, J., & Romão-Dias, D. (2020). Catástrofe, luto e esperança: o trabalho psicanalítico na pandemia de Covid-19. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 23(2), 269-290. https://doi.org/10.1590/1415-4714.2020v23n2p269.7
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Vera Lúcia Trevisan de Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.