Desafios emergentes da formação inicial em Psicologia Escolar durante a pandemia

Autores/as

Palabras clave:

covid-19, formação do psicólogo, Pandemia, Psicologia escolar

Resumen

Este artigo visa discutir a formação inicial em Psicologia Escolar no Brasil no contexto da pandemia, focalizando os desafios vivenciados no ensino remoto emergencial. Para tanto, são expostas considerações acerca da formação inicial do psicólogo escolar, sua relação com a realização do ensino remoto emergencial nas universidades e, por último, são abordadas as dificuldades existentes na realidade atual. Os desafios da formação durante a pandemia se referem à mudança da forma como as atividades e disciplinas teóricas e práticas passaram a ser realizadas, de presencias para um ensino mediado pelo uso das tecnologias digitais, além de dificuldades relacionadas às condições sociais, de saúde ou de acesso aos equipamentos e à internet, que trazem implicações para a formação de graduandos em todo o país. Discutese a importância de um olhar atento para a formação de um profissional que tem vivenciado um processo formativo diferente em relação às experiências acadêmicas e ao desenvolvimento de competências profissionais.

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Publicado

2022-12-20

Cómo citar

Sant’Ana, I. M., Weber, M. A. L., & Mezzalira, A. S. da C. (2022). Desafios emergentes da formação inicial em Psicologia Escolar durante a pandemia. Estudos De Psicologia, 39. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7236

Número

Sección

DOSSIÊ | PSICOLOGIA ESCOLAR E COVID-19