Desafios emergentes da formação inicial em Psicologia Escolar durante a pandemia
Palabras clave:
covid-19, formação do psicólogo, Pandemia, Psicologia escolarResumen
Este artigo visa discutir a formação inicial em Psicologia Escolar no Brasil no contexto da pandemia, focalizando os desafios vivenciados no ensino remoto emergencial. Para tanto, são expostas considerações acerca da formação inicial do psicólogo escolar, sua relação com a realização do ensino remoto emergencial nas universidades e, por último, são abordadas as dificuldades existentes na realidade atual. Os desafios da formação durante a pandemia se referem à mudança da forma como as atividades e disciplinas teóricas e práticas passaram a ser realizadas, de presencias para um ensino mediado pelo uso das tecnologias digitais, além de dificuldades relacionadas às condições sociais, de saúde ou de acesso aos equipamentos e à internet, que trazem implicações para a formação de graduandos em todo o país. Discutese a importância de um olhar atento para a formação de um profissional que tem vivenciado um processo formativo diferente em relação às experiências acadêmicas e ao desenvolvimento de competências profissionais.
Descargas
Citas
Alves, L. (2020). Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Educação, 8(3), 348-365. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365
Antunes, R. (2020). Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. Boitempo.
Camargo, N. C., & Carneiro, P. B. (2020). Potências e desafios da atuação em Psicologia Escolar na pandemia de Covid-19.
Cadernos de Psicologias, 1. https://cadernosdepsicologias.crppr.org.br/potencias-e-desafios-da-atuacao-em-psicologiaescolar-na-pandemia-de-covid-19/
Alves, L. (2020). Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Educação, 8(3), 348-365. https://doi.org/10.17564/2316-
2020v8n3p348-365
Antunes, R. (2020). Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. Boitempo.
Camargo, N. C., & Carneiro, P. B. (2020). Potências e desafios da atuação em Psicologia Escolar na pandemia de Covid-19.
Cadernos de Psicologias, 1. https://cadernosdepsicologias.crppr.org.br/potencias-e-desafios-da-atuacao-em-psicologiaescolar-
na-pandemia-de-covid-19/br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=139201-pces1071-19&category_slug=dezembro-2019-
pdf&Itemid=30192
Mugnol, M. (2009). A educação a distância no Brasil: conceitos e fundamentos. Revista Diálogo
Educacional, 9(27), 335-349. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v9i27.3589
Pott, E. T. B. (2020). Contribuições da psicologia escolar para o ensino superior em um contexto de pandemia: o papel da construção de coletivos. Brazilian Journal of Development, 6(7), 49707-49719. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-571
Ribeiro, F. M., Oliveira, F. R. M., & Souza, J. C. (2021). Pandemia, quarentena e aulas remotas: relatos de experiência docente. In A. S. C. Mezzalira & M. Calegare (Orgs.), Processos Psicossociais Vol.II: práticas e reflexões sobre educação, saúde, ruralidades e política. Manaus.
Santos, C. M. L. (2021). Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto escolar (Dissertação de mestrado não-publicada). Universidade Federal do Amazonas.
Santos, E. (2020). EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Revista Docência e Cibercultura. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119
Silva Neto, W. M. F., Guzzo, R. S. L., & Moreira, A. P. G. (2014). Estagiários de Psicologia na Escola: o que os bastidores revelam para a formação profissional? In R. S. L. Guzzo (Org.), Psicologia escolar: desafios e bastidores na Educação Pública. Alínea.
Soligo, A. F., Oliveira, L. T., Muniz, M., & Zanini, D. S. (2020). Formação em Psicologia: estágios e avaliação psicológica.
Psicologia: Ciência e Profissão, 40, e243432. https://doi.org/10.1590/1982-3703003243432.
Souza, C. A. (2021). Notas sobre o fazer de uma psicóloga escolar na pandemia. Estilos da Clínica, 26(1), 17-28.
Valente, J. A. (2014). Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, 4, 79-97. https://doi.org/10.1590/0104-4060.38645.
Vier, R. F. S., Silveira, R. M. C., & Prsybyciem, M. M. (2020). A inclusão de alunos com transtornos do Espectro Autista (TEA) e orientação psicológica em tempos pandêmicos: suas relações e desafios na educação. Revista Práxis, 12(1), 77-85.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Izabella Mendes Sant’Ana, Mara Aparecida Lissarassa Weber, Adinete Sousa da Costa Mezzalira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.