Estímulos e barreiras à criatividade na educação a distância

Autores/as

  • Thaïs Cardoso SATHLER Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
  • Denise de Souza FLEITH Universidade de Brasília

Palabras clave:

Criatividade, Educação a distância, Estudantes universitários, Métodos de ensino

Resumen

Este estudo investigou estímulos e barreiras à criatividade na educação a distância. Participaram desta pesquisa 122 alunos de um curso de graduação naquela modalidade. Utilizou-se uma escala que avaliava a percepção dos alunos tanto acerca da implementação, realizada por seu tutor, de práticas pedagógicas que favorecem o desenvolvimento e expressão da criatividade, quanto acerca das barreiras à criatividade na educação a distância. Foram analisados aspectos do projeto político-pedagógico relativos ao desenvolvimento/expressão da criatividade. Os resultados indicaram que práticas pedagógicas que favorecem a criatividade são desenvolvidas pelos tutores. A barreira à criatividade mais citada refere-se à dificuldade de gerenciar o tempo. O projeto político-pedagógico do curso contempla a criatividade e formas de desenvolvê-la na educação a distância. A identificação de estímulos e barreiras à criatividade possibilita que intervenções sejam planejadas e implementadas a fim de catalisar o desenvolvimento/expressão do potencial criativo.

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Publicado

2010-12-31

Cómo citar

SATHLER, T. C. ., & FLEITH, D. de S. . (2010). Estímulos e barreiras à criatividade na educação a distância. Estudos De Psicologia, 27(4). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7165