Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas

Autores/as

  • Rejane Maria BARBOSA Universidade de Brasília
  • Clasy Maria MARINHO-ARAÚJO Universidade de Brasília

Palabras clave:

Psicologia escolar, História da psicologia, Psicólogo educacional

Resumen

O presente artigo apresenta um panorama histórico da psicologia escolar no Brasil desde a transição do século XIX para o XX, com a formação dos primeiros laboratórios de psicologia para estudos de crianças com problemas de aprendizagem, constituídos, principalmente, a partir da influência norte-americana e francesa. Discutem-se, ainda, momentos posteriores de crise, localizados na década de 1980, e a busca por novas bases teórico-metodológicas para a atuação. O artigo está dividido em duas partes: em primeiro lugar, apresentam-se um panorama dos principais fatos históricos e dados de pesquisas acerca das concepções e da atuação em psicologia escolar no cenário brasileiro; posteriormente, discutem-se temas contemporâneos que emergiram a partir de um movimento de ressignificação das práticas de algumas ações que vêm sendo propostas a partir da década de 1990.

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Publicado

2010-09-30

Cómo citar

BARBOSA, R. M. ., & MARINHO-ARAÚJO, C. M. . (2010). Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas. Estudos De Psicologia, 27(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7159