Interesses profissionais de jovens de ensino médio: estudo correlacional entre a escala de aconselhamento profissional e o self-directed search carrier explorer

Autores/as

  • Fernanda Argentini SARTORI Universidade São Francisco
  • Ana Paula Porto NORONHA Universidade São Francisco
  • Silvia GODOY Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Rodolfo Augusto Matteo AMBIEL Universidade São Francisco

Palabras clave:

Avaliação psicológica, Interesse profissional, Orientação ocupacional

Resumen

O estudo de instrumentos de avaliação psicológica no contexto de orientação profissional é de fundamental importância, pois favorece maior confiabilidade e enriquecimento da interpretação dos resultados. A presente pesquisa objetivou explorar as correlações entre as dimensões da Escala de Aconselhamento Profissional e as seções Competências, Carreiras e Habilidades do Self-Directed Search Career Explorer. A Escala de Aconselhamento Profissional é um instrumento que avalia as preferências por atividades profissionais e o Self-Directed Search Career Explorer traça o perfil tipológico dos interesses dos indivíduos. Participaram do estudo 132 estudantes (54,5% mulheres), com idade média de 15,9 anos, que cursavam o ensino médio de escolas particulares do interior paulista. Os resultados apresentaram correlações significativas (p<0,05) entre alguns tipos do Self-Directed Search Career Explorer e dimensões da Escala de Aconselhamento Profissional teoricamente relacionadas, tais como tipo Artístico com a dimensão Artes e Comunicação. Outras pesquisas devem ser desenvolvidas a fim de contribuir com estudos de outros instrumentos.

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Publicado

2010-06-30

Cómo citar

SARTORI, F. A. ., NORONHA, A. P. P. ., GODOY, S. ., & AMBIEL, R. A. M. . (2010). Interesses profissionais de jovens de ensino médio: estudo correlacional entre a escala de aconselhamento profissional e o self-directed search carrier explorer. Estudos De Psicologia, 27(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7142