Crenças acerca do sistema de treinamento: a predição de variáveis pessoais e funcionais

Autores/as

  • Jesiane Marins LOPES Universidade Salgado de Oliveira
  • Luciana MOURÃO Universidade Salgado de Oliveira

Palabras clave:

Atitudes, Desempenho no trabalho, Diferenças individuais, Treinamento de pessoal

Resumen

Pesquisas têm apontado as crenças sobre o Sistema de Treinamento, Desenvolvimento e Educação como importante variável preditora do impacto das ações de capacitação sobre o desempenho no trabalho. Porém, quais variáveis estão relacionadas às crenças sobre o sistema de Sistema de Treinamento, Desenvolvimento e Educação? O objetivo do presente estudo foi identificar quão positivas são as crenças sobre o sistema de treinamento e verificar se as características individuais influenciam essas crenças. A amostra de pesquisa foi de 220 sujeitos, que trabalham em sete empresas privadas do Estado do Rio de Janeiro. A escala utilizada na pesquisa havia sido previamente validada. Realizaram-se análises descritivas, correlações e regressões. Os resultados indicam que experiência prévia em Sistema de Treinamento, Desenvolvimento e Educação, idade, tempo de trabalho e salário são variáveis preditoras das crenças sobre o sistema de Sistema de Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Foram discutidas implicações práticas dos resultados e sugerida uma agenda de pesquisa para a área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Abbad, G. S. (1999). Um modelo integrado de avaliação do impacto do treinamento no trabalho - IMPACT. Tese de doutorado não-publicada, Universidade de Brasília.

Ajzen, I., & Fisbein, M. (1980). Understanding attitudes and predicting social behavior. Englewood Cliffs: N.J. Prentice-Hall.

Alencar, M. D. C. D. (2005). Associações entre crenças relacionadas ao trabalho e suas influências na Saúde dos trabalhadores e na produtividade, no setor de produção de frangos de corte: uma abordagem ergonômica. Tese de doutorado não-publicada, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Alvarez, K., Salas, E., & Garofano, C. M. (2004). An integrated model of training evaluation and effectiveness. Human Resource Development Review, 3 (4), 385-416.

Borges-Andrade, J. E. (1982). Avaliação somativa de sistemas instrucionais: integração de três propostas. Tecnologia Educacional, 11 (46), 29-39.

Borges-Andrade, J. E. (1996). Treinamento de pessoal: em busca de conhecimento e tecnologia relevantes para as organizações. In A. Tamayo, J. E. Borges-Andrade & Codo (Orgs.), Trabalho, organizações e cultura (pp.129-149). São Paulo: Cooperetiva de Autores Associados.

Borges-Andrade, J. E. (2002). Desenvolvimento de medidas em avaliação de treinamento. Estudos de Psicologia (Natal), 7 (Número especial), 31-43.

Cheng, E. W. K., & Ho, D. C. K. (2001). A review of transfer of training studies in the past decade. Personnel Review, 30 (1), 102-118.

Faul, F., Erdfelder, E., Lang, A. G., & Buchner, A. (2007). G*Power 3: a flexible statistical power analysis program for the social, behavioral, and biomedical sciences. Behavior Research Methods, 39 (2), 175-191.

Freitas, I. A. (2005). Impacto de treinamento nos desempenhos do indivíduo e do grupo de trabalho: suas relações com crenças sobre o sistema de treinamento e suporte à aprendizagem contínua. Tese de doutorado não-publicada, Universidade de Brasília.

Freitas, I. A., & Borges-Andrade, J. E. (2004). Desenvolvimento e validação de escala de crenças sobre o sistema de treinamento. Estudos de Psicologia (Natal), 9 (3), 479-488.

Gonçalves, A. I. P. (2008). Avaliação de Treinamento: a expectativa e a reação do treinando como preditoras do impacto no trabalho. Dissertação de mestrado não-publicada, Universidade Salgado de Oliveira, Niterói.

Hamblin, A. C. (1978). Avaliação e controle do treinamento. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil.

Kirkpatrick, D. L. (1976). Evaluation of training. In R. L. Craig (Org.), Training and development handbook (2nd ed.). New York: McGraw-Hill.

Krüger, H. (2004). Cognição, estereótipos e preconceitos sociais. In M. O. Lima & M. E. Pereira. Estereótipos, preconceitos e discriminação: perspectivas teóricas e metodológicas. Brasil: EDUFBA.

Nadler, L. (1984). The handbook of human resources development. New York: Wiley.

Pilati, R., & Borges-Andrade, J. E. (2004). Estudo empírico dos antecedentes de medidas de impacto do treinamento no trabalho. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, 20 (1), 31-38.

Pontual M. (1980). Evolução do treinamento empresarial. In G. G. Boog (Org.), Manual de treinamento e desenvolvimento (pp.5-11). São Paulo: McGraw-Hill.

Salas, E., & Cannon-Bowers, J. (2001). The science of training: a decade of progress. Annual Review Psychology, 52, 471-499.

Tabachinick, B. G., & Fidell, L. S. (1996). Using multivariate statistics. New York: Harper Collins.

Tannenbaum, S. I., & Yukl, G. (1992). Training and development in work organizations. Annual Review of Psychology, 43, 399-441.

Tesluk, P. E., Farr, J. L., Mathieu, J. E. & Vance, R. J. (1995). Generalization of employee involvement training to the job setting: individual and situational effects. Personnel Psychology, 48, 607-632.

Publicado

2010-06-30

Cómo citar

LOPES, J. M. ., & MOURÃO, L. . (2010). Crenças acerca do sistema de treinamento: a predição de variáveis pessoais e funcionais. Estudos De Psicologia, 27(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7140