Repertório de habilidades sociais, problemas de comportamento, autoconceito e desempenho acadêmico de crianças no início da escolarização

Autores/as

  • Fabiana CIA Universidade Federal de São Carlos
  • Elizabeth Joan BARHAM Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

Autoconceito, Desempenho acadêmico, Habilidades sociais, Problemas de comportamento, Transição

Resumen

Este estudo teve por objetivo relacionar o desenvolvimento socioemocional (repertório de habilidades sociais, problemas de comportamento, autoconceito) e o desempenho acadêmico de crianças. Participaram 97 pais e mães, 99 crianças (primeira e segunda séries) e 20 professoras. O repertório de habilidades sociais e os problemas de comportamento das crianças foram avaliados por ambos os pais, professoras e crianças por meio da Social Skills Rating Scale. O autoconceito das crianças foi autoavaliado com o Self-discription Questionnaire 1; o desempenho acadêmico foi avaliado pelas professoras com base na Social Skills Rating Scale e, posteriormente, junto às crianças, usando o Teste de Desempenho Escolar. Pôde-se verificar que o repertório de habilidades sociais, o autoconceito e o desempenho acadêmico das crianças estavam positivamente correlacionados entre si. Além disso, essas três variáveis estavam negativamente correlacionadas com os problemas de comportamento das crianças. Esses resultados são sugestivos da relação entre o desenvolvimento socioemocional e o desempenho acadêmico de crianças em fase de transição escolar e dos benefícios de programas para promover habilidades durante este período, em qualquer uma das áreas, com prováveis ganhos na segunda.

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Publicado

2009-03-30

Cómo citar

CIA, F. ., & BARHAM, E. J. . (2009). Repertório de habilidades sociais, problemas de comportamento, autoconceito e desempenho acadêmico de crianças no início da escolarização. Estudos De Psicologia, 26(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7045