Análise microgenética do funcionamento cognitivo de crianças por meio do jogo Matix

Autores/as

  • Christiany Maria Bassetti CAVALCANTE Universidade Federal do Espírito Santo
  • Antonio Carlos ORTEGA Universidade Federal do Espírito Santo

Palabras clave:

Construtivismo, Jean Piaget, Jogos, Processos cognitivos

Resumen

Este trabalho teve por objetivo analisar, em um contexto microgenético, o funcionamento cognitivo de crianças por meio do jogo Matix. Participaram desta pesquisa quatro alunos da quarta série do Ensino Fundamental. Na primeira etapa, cada criança jogou três partidas para conhecer e explorar o jogo. Na segunda, os participantes formaram duplas que competiram entre si. Em seguida houve um rodízio entre eles, até que todos tivessem formado duplas e competido. Na terceira etapa, os participantes formaram uma dupla que resolveu situações-problema. Na última, cada participante jogou uma partida para avaliar que nível de compreensão cada um conseguiu alcançar após passar pelo processo de interação social. Os resultados indicaram uma evolução dos níveis de compreensão do sistema lógico contido no jogo Matix em todos os participantes. Constatou-se que o progresso cognitivo parece estar associado às condições cognitivas de cada sujeito e à possibilidade de sua inter-relação com os parceiros.

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Citas

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Publicado

2008-09-30

Cómo citar

CAVALCANTE, C. M. B. ., & ORTEGA, A. C. . (2008). Análise microgenética do funcionamento cognitivo de crianças por meio do jogo Matix. Estudos De Psicologia, 25(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7019