Contextos ecológicos: promotores de resiliência, fatores de risco e de proteção

Autores/as

  • Michele POLETTO Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sílvia Helena KOLLER Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Contextos ecológicos, Escola, Família , Resiliência

Resumen

Este estudo apresenta uma integração de aspectos protetivos e de risco para o desenvolvimento humano em contextos ecológicos diversos, tais como a família, a instituição e a escola, colhidos na literatura, e os relaciona à promoção de resiliência. Define conceitos de processo de resiliência, fator de proteção e de risco, e faz considerações sobre crianças em situação de risco. A teoria bioecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner foi utilizada como base teórico-metodológica para analisar esses contextos, fatores de risco e/ou proteção. Esta teoria contempla o estudo do desenvolvimento integrando a compreensão dos aspectos da vida da pessoa, seja o tempo em que vive, os ambientes dos quais participa e as relações que estabelece. Independentemente do contexto (família, instituição ou escola), as diversas influências e eventos de vida podem configurar-se como risco ou proteção. No entanto, isto dependerá da qualidade e existência de relações emocionais e sociais, da presença de afetividade e da reciprocidade que tais ambientes propiciarem.

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Publicado

2008-09-30

Cómo citar

POLETTO, M. ., & KOLLER, S. H. . (2008). Contextos ecológicos: promotores de resiliência, fatores de risco e de proteção. Estudos De Psicologia, 25(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7015