Treinamento de pais em grupo: um relato de experiência

Autores/as

  • Marilia Velasco COELHO Universidade Católica de Goiás
  • Sheila Giardini MURTA Universidade Católica de Goiás

Palabras clave:

treinamento de pais, prática educativa, habilidades social

Resumen

Este artigo descreve uma experiência de treinamento de pais e os efeitos encontrados sobre o desenvolvimento de práticas educativas parentais positivas, habilidades sociais educativas, e enfrentamento a estressores externos. Cinco mães e dois pais participaram de uma intervenção grupal, com 20 sessões de 90 minutos e periodicidade semanal. Foram utilizadas técnicas comportamentais, como modelação e ensaio comportamental. Os resultados, avaliados por entrevistas e checklist, indicaram aumento nas práticas educativas parentais positivas, desenvolvimento de habilidades sociais educativas e desenvolvimento de estratégias saudáveis de enfrentamento a estressores externos nos participantes. Além da percepção positiva sobre mudanças no comportamento parental, os pais também avaliaram positivamente as mudanças dos filhos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Achenbach, T. M. (1991). Manual for the child behavior checklist/ 4-18 and 1991 profile. Burlington: University of Vermont.

Baraldi, D. M., & Silvares, E. F. M. (2003). Treino de habilidades sociais em grupo com crianças agressivas, associado à orientação dos pais: analise empírica de uma proposta de atendimento. In A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem (pp.235-258). Campinas: Alínea.

Bordin, I. A. S., Mari, J. J., & Caiero, M. F. (1995). Validação da versão brasileira do Child Behavior Checklist (CBCL) [Inventario de comportamentos da infância e adolescência: dados preliminares: Revista ABP-APAL, 17 (2), 55-66.

Davis, M., Eshelman, E. R., & McKay, M. (1996). Manual de relaxamento e redução do stress São Paulo: Summus.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. (2001). Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (no prelo). Adolescência e fatores de risco: a importância das habilidades sociais educativas. In F. J. Penna & V. G. Haase (Orgs.)., Aspectos psicossociais da saúde na infância e adolescência Belo Horizonte: Coopmed.

Gomide, P. I. C. (2003). Estilos parentais e comportamento anti-social. In A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem (pp.21-60). Campinas: Alínea.

Gomide, P. I. C. (2004). Pais presentes, pais ausentes Petrópolis: Vozes.

Gonçalves, E. S. (2005). Agressividade infantil à luz das habilidades sociais. Artigo de Graduação não-publicado, Universidade Católica de Goiás, Goiânia.

Lohr, S. S. (2003). Estimulando o desenvolvimento de habilidades sociais em idade escolar. In A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem (pp. 293-310). Campinas: Alínea.

Marinho, M. L. (2005). Um programa estruturado para o treinamento dos pais. In V. E. Caballo & M. A. Simon (Orgs.), Manual de psicologia clínica infantil e do adolescente: transtornos específicos (pp.417-443). São Paulo: Santos.

Marturano, E. M., & Loureiro, S. R. (2003). O desenvolvimento socioemocional e as queixas escolares. In A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem (pp.259-291). Campinas: Alínea.

Mestre, M., & Corassa, N. (2002). Mediadores no sucesso da psicoterapia comportamental. In H. J. Guilhardi, M. B. Madi, P. P. Queiroz & M. C. Scoz (Orgs.), Sobre comportamento e cognição (Vol. 10, pp.221-240). Santo André: ESETec Editores Associados.

Olivares, J., Mendes, F. X., & Ros, M. C. (2005). O treinamento de pais em contexto clínicos e da saúde. In V. E. Caballo & M. A. Simon (Orgs.), Manual de psicologia clínica infantil e do adolescente: transtornos específicos (pp.365-385). São Paulo: Santos.

Pinheiro, M. I. S., Haase, V. G., Del Prette, A., Amarente, C. L. D., & Del Prette, Z. A. P. (2006). Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19 (3), 407-414.

Silva, A., & Marturano, E. (2002). Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise a luz das habilidades sociais. Estudos de Psicologia, 7 (2), 227-235.

Silvares, E. F. M. (1995). Intervenção clínica e comportamental com crianças. In B. Range (Org.), Psicoterapia comportamental e cognitiva: pesquisa, prática, aplicações e problemas (pp.133-141). Campinas: Editorial Psy.

Yozo, R. Y. K. (1996). 100 jogos para grupo: uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas. São Paulo: Agora.

Publicado

2007-09-30

Cómo citar

COELHO, M. V. ., & MURTA, S. G. (2007). Treinamento de pais em grupo: um relato de experiência. Estudos De Psicologia, 24(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6895