Instrumentos psicológicos: estudo comparativo entre estudantes e profissionais cognitivo-comportamentais

Autores/as

  • Katya Luciane de OLIVEIRA Universidade Estadual de Campinas/Universidade São Francisco
  • Ana Paula Porto NORONHA Universidade São Francisco
  • Marilda Aparecida DANTAS Universidade de Alfenas

Palabras clave:

Avaliação comportamental, Avaliação psicológica, Testes psicológicos

Resumen

Esta pesquisa analisou se há diferença entre os instrumentos psicológicos mais conhecidos e utilizados por estudantes e profissionais cognitivo-comportamentais. Participaram 40 estudantes, do último ano do curso de Psicologia e 35 psicólogos. Foi utilizado instrumento composto de duas partes, a primeira contemplou questões que visavam à caracterização dos sujeitos quanto à formação, atuação profissional, estratégias e instrumentos utilizados na avaliação. A segunda parte constava de uma relação contendo 152 instrumentos de avaliação psicológica, na qual os sujeitos tinham que assinalar os conhecidos e os utilizados. Os resultados evidenciaram que tanto estudantes quanto profissionais utilizam com maior freqüência em sua avaliação as entrevistas. Os instrumentos mais conhecidos pelos sujeitos foram o Zulliger, a Escala de Maturidade Mental Columbia, o Teste de Apercepção Temática e o WISC-III. Os mais utilizados foram o Bender Infantil, o Desenho da Figura Humana e o Teste Wartegg. Sugere-se que novos estudos sejam realizados com o intuito de promover avanços na preparação do psicólogo brasileiro.

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Citas

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Publicado

2006-12-31

Cómo citar

OLIVEIRA, K. L. de ., NORONHA, A. P. P. ., & DANTAS, M. A. . (2006). Instrumentos psicológicos: estudo comparativo entre estudantes e profissionais cognitivo-comportamentais. Estudos De Psicologia, 23(4). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6809