Da diversidade na passagem para a quinta série do ensino fundamental

Autores/as

  • Laíssa ESCHILETTI PRATI
  • Marisa Faermann EIZIRIK Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Diversidade, Ensino fundamental, Transição

Resumen

Este estudo investiga a constituição de subjetividades da diversidade de práticas que surgem na passagem da quarta para a quinta série do ensino fundamental. Acompanharam-se duas turmas de quarta série e três turmas de quinta série em duas escolas públicas da rede estadual de ensino de Porto Alegre. As vivências de cerca de 150 alunos, 50 pais e 25 professores que convivem nesse momento da escolaridade foram acompanhadas durante um ano. A realidade escolar é compreendida como um poliedro de faces complementares e ambivalentes em interação, possibilitando a criação de um campo polifônico. A passagem da quarta para a quinta série do ensino fundamental surge como um momento emblemático que envolve mudanças principalmente nas funções que esses personagens assumem. Nesse espaço surgem forças multiformes que impulsionam novas práticas para a constituição de subjetividades.

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Publicado

2006-09-30

Cómo citar

ESCHILETTI PRATI, L. ., & EIZIRIK, M. F. . (2006). Da diversidade na passagem para a quinta série do ensino fundamental. Estudos De Psicologia, 23(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6801