Habilidades sociais na adolescência

psicopatologia e variáveis biosociodemográficas

Autores

  • Jean Von HOHENDORFF Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro de Estudos Psicológicos, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Maria Clara Pinheiro DE PAULA COUTO Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro de Estudos Psicológicos, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Laíssa ESCHILETTI PRATI Faculdades Integradas de Taquara, Curso de Psicologia

Palavras-chave:

Adolescência, Psicopatologia, Habilidades sociais, Variáveis sociodemográficas

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar relações entre habilidades sociais, indicativo de psicopatologia e variáveis biossociodemográficas em adolescentes. A amostra foi composta por 50 adolescentes de uma cidade do Rio Grande do Sul (30 meninas e 20 meninos, Midade=14 anos, DP=1,61) que frequentavam ou escola particular ou escola pública. Os participantes responderam a um questionário biossociodemográfico, o Inventário de habilidades sociais para Adolescentes de Del-Prette e, para avaliar sintomas de psicopatologia, o Self Report Questionnaire 20. Os resultados indicaram que não houve diferença na frequência das habilidades sociais investigadas quanto às variáveis sexo, idade, escola e indicativo de psicopatologia. Todavia, foi constatado que a intensidade da dificuldade em habilidades sociais está relacionada com o indicativo de psicopatologia apresentado pelos adolescentes. Esta relação foi moderada pelo tipo de escola. Assim, além do papel de variáveis biossociodemográficas, as características individuais (por exemplo, psicopatologia) devem ser consideradas em estudos sobre habilidades sociais

 

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Publicado

2013-06-30

Como Citar

HOHENDORFF, J. V., DE PAULA COUTO, M. C. P., & ESCHILETTI PRATI, L. (2013). Habilidades sociais na adolescência: psicopatologia e variáveis biosociodemográficas. Estudos De Psicologia, 30(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8602