Treino de mães na interação com os filhos durante a realização da tarefa escolar

Autores/as

  • Paula Brandão SCARPELLI Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Eduardo COSTA Universidade Estadual de Londrina
  • Sílvia Regina de SOUZA Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

Crianças, Desenvolvimento escolar, Relação mãe-criança

Resumen

O estudo avaliou a efetividade de um procedimento de treino de mães sobre as categorias comportamentais "reforçar o comportamento da criança" , "punir o comportamento da criança", "dar instruções para a criança" e "fazer o exercício pela criança". Participaram duas duplas de mães e filhos. Tarefas de matemática foram entregues à dupla para que a criança as realizasse sob a supervisão da mãe (Fase 1). Na Fase 2 a pesquisadora ficou dentro da sala, mas sem intervir. Na Fase 3, foi utilizado um procedimento de economia de fichas. Após o término dessa fase, as Fases 2 e 1 foram reimplementadas. Para a Dupla 1, houve um aumento na taxa média de respostas para a categoria "reforçar" e uma diminuição para as categorias "punir" e "fazer o exercício". Para a Dupla 2, houve um ligeiro aumento na taxa média de respostas para a categoria "reforçar" e uma diminuição na categoria "fazer o exercício". Foram propostas modificações no procedimento original para o aprimoramento da metodologia de intervenção.

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Publicado

2006-03-31

Cómo citar

SCARPELLI, P. B. ., COSTA, C. E., & SOUZA, S. R. de . (2006). Treino de mães na interação com os filhos durante a realização da tarefa escolar . Estudos De Psicologia, 23(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6778