Uso de relatos escritos como instrumento de avaliação e intervenção em orientação profissional

Autores/as

  • Cynthia Borges de MOURA Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Claudia Paranzini SAMPAIO Universidade Estadual de Londrina
  • Mirtes Viviani MENEZES Universidade Estadual de Londrina
  • Lígia Deise RODRIGUES Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

Orientação Profissional, tomada de decisão, adolescentes

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo descrever a experiência auto-relatada de adolescentes que participaram de grupos de Orientação Profissional, quanto aos aspectos em comum da condição de entrada e saída do programa. Foram analisados os relatos escritos de 18 adolescentes com idades variando entre 15 e 17 anos, que participavam de dois grupos de Orientação Profissional numa universidade pública, na condição de pré e pós-orientação. Os resultados mostraram três temas principais abordados na condição de entrada: 1) a dificuldade de decisão; 2) as profissões da infância; 3) a influência dos pais. Na condição de saída, os temas foram: 1) aumento do autoconhecimento e conhecimento da realidade profissional; 2) aprendizagem do processo de tomada de decisão; 3) reconhecimento ao trabalho dos orientadores. A condução e manejo dos programas de Orientação Profissional podem ser aprimorados através da compreensão das experiências de crescimento pessoal que os adolescentes vivenciam nos grupos.

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Publicado

2003-12-31

Cómo citar

MOURA, C. B. de ., SAMPAIO, A. C. P. ., MENEZES, M. V. ., & RODRIGUES, L. D. . (2003). Uso de relatos escritos como instrumento de avaliação e intervenção em orientação profissional. Estudos De Psicologia, 20(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6685