Psicologia e religião: recursos para construção do conhecimento

Autores/as

  • Marília ANCONA-LOPEZ

Palabras clave:

Psicologia da Religião, Método Fenomenológico em Psicologia e Religião, Interface Psicologia e Religião

Resumen

O desafio metodológico enfrentado pela Psicologia da Religião é o de evitar o reducionismo de uma a outra. Manter um equilíbrio entre as áreas, respeitando suas especificidades, exige uma abordagem interdisciplinar que, discutindo aproximações e distanciamentos conceituais e metodológicos, permita uma análise crítica dessa relação. O pesquisador precisa movimentar-se entre as duas perspectivas mostrando competência e capacidade para estabelecer pontes entre elas. Esse diálogo permite a aproximação a fenômenos da religião, como o da meditação. Essa prática, na exegese cristã, inclui movimentos que se aproximam das propostas do método fenomenológico utilizado em investigações psicológicas; no entanto, aproximações e diferenças entre as duas propostas salientam a necessidade de diferenciação semântica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANCONA-LOPEZ, M. (1996). Caminho de Acesso à Análise Crítica das Práticas Psicológicas Alternativas. Anais do VI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, Teresópolis, RJ.

ANCONA-LOPEZ, M. (2001). Marisa: a psychologist's difficulties in connecting religious life with professional practice. Annual Meeting of the International Association for the Psychology of Religion - Post Conference, Maarchen, The Netherlands, 01-02 de outubro de 2001.

ARCAND, M. (1997). S'initier à la méditation. Paris, Le Jour.

BOAINAIN JR, E. (1998). Tornar-se Transpessoal: Transcendência e Espiritualidade na Obra de Carl Rogers. São Paulo, Summus Ed.

DAY, J. M. & Naedts, M. H. L. (1997). A Reader's Guide for Interpreting Texts of Religious Experience: a Hermeneutical Approach. In J. A. Belzen (ed.) Hermeneutical Approaches in Psychology of Religion. Ed. Rodopi, Amsterdam.

FORGHIERI, Y. C. (1993). Psicologia Fenomenológica: fundamentos, método e pesquisas. São Paulo, Pioneira.

GARGANO, I. (1996). Natureza, Pressupostos e Critérios da Lectio Divina. Círculo de conferências sobre a Lectio Divina, Camaldoli, 30 junho a 5 de julho de 1986, fita gravada cedida pelas Irmãs da Consolata, São Paulo.

HARDY, D. S. (2001). Radical Reductionism in the Psychological Study of Religion: prospects for an alternative critical methodology Annual Meeting of the International Association for the Psychology of Religion, Soesterberg, The Netherlands, 28-30 de setembro de 2001.

HÜSSERL, E. (1935/1976). La crise dés sciences européennes et la phénoménologie transcendantale Ed. Gallimard,Paris.

PALOUTZIAN, R. F. (1996). Invitation to the psychology of religion Boston, Allyn & Bacon.

ROGERS, C. (1978). Sobre o poder pessoal São Paulo, Martins Fontes.

TABONE, M. (1995). A Psicologia Transpessoal São Paulo, Cultrix.

WULFF, D. M. (1997). Psychology of Religion: classic and contemporary New York, John Wiley & Sons.

Publicado

2002-08-31

Cómo citar

ANCONA-LOPEZ, M. . (2002). Psicologia e religião: recursos para construção do conhecimento . Estudos De Psicologia, 19(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6649