O brincar no hospital: análise de estratégias e recursos lúdicos utilizados com crianças

Autores/as

  • Rita Márcia Aragão Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Rita Zoega Soares Azevedo Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

crianças hospitalizadas, hospitalização infantil, psicologia hospitalar, estratégias lúdicas

Resumen

Esta pesquisa buscou caracterizar a preferência de recursos e atividades lúdicas de acordo com faixas etárias e, de modo geral, investigar a efetividade desses recursos e atividades no atendimento a crianças hospitalizadas, facilitando a expressão de sentimentos e aquisição de conceitos relacionados ao contexto hospitalar. A população-alvo consistiu de trinta e seis sujeitos, sendo vinte e três do sexo masculino e treze do sexo feminino, com idade entre nove meses a doze anos, internados no setor de enfermaria pediátrica de um hospital público da cidade de Londrina. A coleta de dados foi realizada através do relato das observações de atividades desenvolvidas e do material lúdico utilizado com cada um dos sujeitos. Verificou-se a relação entre a freqüência de utilização de um determinado material e a atividade para cada faixa etária o Concluiu-se que atividades ou recursos puderam ser explorados em determinadas idades, enquanto outras foram aceitas em diversas faixas etárias, contudo com objetivos diferentes. De modo geral, pode-se dizer que os recursos foram efetivos, possibilitando a expressão de sentimentos relacionados à hospitalização.

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Publicado

2001-12-31

Cómo citar

Aragão, R. M. ., & Azevedo, M. R. Z. S. . (2001). O brincar no hospital: análise de estratégias e recursos lúdicos utilizados com crianças. Estudos De Psicologia, 18(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6623