Simuladores computadorizados e auto-percepção de conduta de alunos e alunas de psicologia

Autores/as

  • Ebenézer A. de OLIVEIRA Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

ensino de terceiro grau, informatização da educação, papéis sexuais

Resumen

Este estudo investigou os efeitos da introdução de atividades laboratoriais com um simulador computadorizado sobre a Freqüência Escolar e as auto-percepções dos estudantes de graduação em Psicologia quanto ao Interesse, Compreensão do conteúdo curricular e Cooperação com pares. Os efeitos do Sexo dos estudantes também foram examinados, sendo a amostra constituída por 18 alunas e 5 alunos. Conforme previsto, todas as variáveis apresentaram um aumento médio em função do uso do simulador. Houve ainda uma interação significativa entre Sexo e Simulador sobre a Freqüência Escolar, indicando que os alunos se beneficiaram do novo recurso pedagógico mais do que as alunas. As alunas, em contrapartida, apresentaram maiores índices de Freqüência e de Cooperação do que os alunos, independentemente do currículo. Esses resultados são discutidos em termos de ensino-aprendizagem do terceiro grau e de estereótipos de papéis sexuais.

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Publicado

1999-12-31

Cómo citar

OLIVEIRA, E. A. de . (1999). Simuladores computadorizados e auto-percepção de conduta de alunos e alunas de psicologia . Estudos De Psicologia, 16(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6567