Avaliação crítica de uma experiência de ensino-aprendizagem

Autores/as

  • Roselisa Crespi MARTINS PUC-CAMPINAS

Palabras clave:

versão de sentido, tendências pedagógicas, práticas de ensino, avaliação crítica da aprendizagem, psicoterapia breve

Resumen

O presente trabalho, desenvolvido como atividade prática durante a disciplina Ensino da Psicologia Clínica, do curso de Mestrado em Psicologia Clínica da PUC-Campinas, teve por objetivo realizar a análise crítica de uma prática de ensino à escolha do aluno. Tomando- se a atividade de ensino dentro de uma concepção mais ampla, que envolve a reciprocidade entre as pessoas envolvidas no processo, escolheu- se a relação terapêutica como a experiência de ensino-aprendizagem a ser analisada. Utilizou- se a Versão de Sentido (vs) como forma de registro de 9 sessões de um caso, atendido em psicoterapia breve de orientação psicodinâmica. Os relatos (vs) são pensados em termos de sua articulação com as tendências pedagógicas, seguindo- se a análise crítica dessa experiência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMATUZZI, M.M. (1994 ) Métodos de ensino. Campinas, PUCCAMP [Digitado].

AMATUZZI, M.M. (1995) Descrevendo processos pessoais. Estudos de Psicologia, 12 (1):65-79.

FIORINI, H. (1976) Teoriae técnica de psicoterapias. Trad. Carlos Sussekind. 8 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.

HARTMANN, H. (1969) Ensayos sobre la psicologia dei yo. México: Fondo de Cultura Económica.

KNOBEL, M. (1986) Psicoterapia breve. São Paulo: EPU.

LlBÂNEO, J.C. (1990) Tendências pedagógicasna prática escolar. In:Democratização e escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 9 ed. São Paulo: Loyola.

LOPEZ, S.M. (1978) Métodos y objetivos en el contexto dei proceso enseíñanza - aprendizaje. DICAC, Boletim del Centro de Didáctica de Ia Universidad Iberoamericana. México.

NERI, A.L. (1988) Envelhecer num país de jovens: significados de velho e velhice segundo brasileiros não-idosos. Tese de Livre Docência. Campinas, Faculdade de Educação da UNICAMP.

RUDOLPH, B.A. (1993) The importance ofthe midpoint review in time-limited therapies. Professional Psychology Research and Practice, 24 (3), 346-352.

Publicado

1999-08-30

Cómo citar

MARTINS, R. C. . (1999). Avaliação crítica de uma experiência de ensino-aprendizagem. Estudos De Psicologia, 16(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6559