Transição para a maternidade na trajetória acadêmica: estratégias de reparação dinâmica do self e de resistência no campo social de jovens universitárias
Palabras clave:
Ensino superior, Estudo de caso, Gravidez, Psicologia culturalResumen
O presente estudo pretende analisar as estratégias de reparação dinâmica do self e de resistência no campo social construídas por jovens universitárias que inesperadamente engravidaram durante suas trajetórias acadêmicas. A partir da perspectiva da Psicologia Cultural Semiótica, será apresentado um estudo de caso construído por entrevista narrativa. A análise do caso revela que a gravidez não planejada foi experienciada pela jovem entrevistada como um evento disruptivo que, junto a um restrito apoio social e institucional, implicou em significativos desafios para conciliar distintas demandas, colocando em risco a sua saúde mental. Nesse cenário de complexas demandas desenvolvimentais, intensos deverão ser os esforços com o intuito de reparação dinâmica do self e de resistência para a permanência na universidade.
Descargas
Citas
Barreto, P. C. S. (2015). Gênero, raça, desigualdades e políticas de ação afirmativa no ensino superior. Revista Brasileira de Ciência Política, 16, 39-64. http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220151603
Dias, M. J. S., & Soares, B. V. P. S. (2019). Assistência estudantil x creche nas universidades públicas. Revista Educação e Emancipação, 12(2), 50-74. http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v12n2p50-74
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2017). Censo da Educação Superior 2017: divulgação dos principais resultados. Brasília: INEP. http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2018-pdf/97041-apresentac-a-o-censo-superior-u-ltimo/file.
Jovchelovitch, S., & Bauer, M. V. (2017). Entrevista narrativa. In M. W. Bauer & G. Gaskell (Orgs.), Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes.
Lieblich, A., Tuval-Mashiach, R., & Zilber, T. (1998). Narrative research: reading, analysis and interpretation. Thousand Oaks: Sage.
Maffei, B., Menezes, M., & Crepaldi, M. A. (2019). Rede social significativa no processo gestacional: uma revisão integrativa. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 22(1), 216-237. http://pepsic.bvsalud.org/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582019000100012&lng=pt&nrm=iso
Marinho-Araújo, C. M. (2016). Inovações em psicologia escolar: o contexto da educação superior. Estudos de Psicologia (Campinas), 33(2), 199-211. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000200003
Marsico, G., & Tateo, L. (2018). Introduction: the construct of educational self. In G. Marsico & L. Tateo (Eds.), The emergence of self in educational contexts: theoretical and empirical explorations (pp. 1-14). Cham: Springer.
Moreno, C. S., Duarte, G. M., & D’Affonseca, S. M. (2020). A condição universitária e a vivência parental. Psicologia e Argumento, 38(1), 548-579. https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/26506.
Pontes, V. V. (2016). Trajetórias interrompidas: perdas gestacionais, luto e reparação. Salvador: EDUFBA.
Pontes, V. V. (2019). Disquieting experiences of ruptures in the life trajectory: challenges to dynamic self-repair. Integrative Psychological and Behavioral Science, 53, 450-462. https://doi.org/10.1007/s12124-019-09492-5
Pontes, V. V., & Simão, L. M. (2018). Transgenerational ambivalence in the time to come: how meanings regulate being pregnant and facing miscarriage. In I. Albert, E. Abbey, & J. Valsiner. (Orgs.). Trans-generational family relations: investigating ambivalences. Charlotte: Information Age Publishing.
Prates, S. R., & Gonçalves, J. P. (2019). Educação superior e relações de gênero: atividades domiciliares para mães estudantes de pedagogia. Revista Internacional de Ensino Superior, 5(1), 1-23. https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653753.
Presidência da República (Brasil). (1975). Lei n° 6.202, de 17 de abril de 1975. Atribui à estudante em estado de gestação o regime de exercícios domiciliares instituído pelo Decreto-lei nº 1.044, de 1969, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1970-1979/L6202.htm.
Ricoldi, A., & Artes, A. (2016). Mulheres no ensino superior brasileiro: espaço garantido e novos desafios. Ex Æquo, 33(1), 149-161. http://www.scielo.mec.pt/pdf/aeq/n33/n33a11.pdf
Silva, P. V. B., & Borba, C. A. (2018). Políticas afirmativas na pesquisa educacional. Educar em Revista, 34(69), 151-191. https://doi.org/10.1590/0104-4060.58095
Silva, J. S., Alves, M. B., Carvalho, G. B., Tavares, R., Arruda, A. A., & Costa, C. D. M. (2020). A maternidade na trajetória universitária: desafios percorridos pelas discentes da Universidade Federal do Maranhão – UFMA campus VII Codó. Brazilian Journal of Development, 6(7), 42538-42550. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-027
Simão, L. M. (2010). Ensaios dialógicos: compartilhamento e diferença nas relações eu-outro. São Paulo: Hucitec.
Simão, L. S. (2016). Culture as a moving symbolic border. Integrative Psychological and Behavioral Sciences, 50, 14-28. https://doi.org/10.1007/s12124-015-9322-6
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Vívian Volkmer PONTES, Fillipe Silva de QUEIROZ, Jucimara Sousa do NASCIMENTO, Fernanda Daltro Tourinho da FONSECA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.