Transição para a maternidade na trajetória acadêmica: estratégias de reparação dinâmica do self e de resistência no campo social de jovens universitárias

Autores/as

Palabras clave:

Ensino superior, Estudo de caso, Gravidez, Psicologia cultural

Resumen

O presente estudo pretende analisar as estratégias de reparação dinâmica do self e de resistência no campo social construídas por jovens universitárias que inesperadamente engravidaram durante suas trajetórias acadêmicas. A partir da perspectiva da Psicologia Cultural Semiótica, será apresentado um estudo de caso construído por entrevista narrativa. A análise do caso revela que a gravidez não planejada foi experienciada pela jovem entrevistada como um evento disruptivo que, junto a um restrito apoio social e institucional, implicou em significativos desafios para conciliar distintas demandas, colocando em risco a sua saúde mental. Nesse cenário de complexas demandas desenvolvimentais, intensos deverão ser os esforços com o intuito de reparação dinâmica do self e de resistência para a permanência na universidade.

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Publicado

2022-07-25

Cómo citar

PONTES, V. V., QUEIROZ, F. S. de, NASCIMENTO, J. S. do, & FONSECA, F. D. T. da. (2022). Transição para a maternidade na trajetória acadêmica: estratégias de reparação dinâmica do self e de resistência no campo social de jovens universitárias. Estudos De Psicologia, 39, 1–14. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6479

Número

Sección

DOSSIÊ | PSICOLOGIA CULTURAL DA EDUCAÇÃO