Representações sociais de crianças acerca da sua realidade escolar

Autores/as

  • Antonio Marcos Chaves UFBA
  • Márcio Ferreira Barbosa UFBA

Palabras clave:

Representação social, fracasso escolar, crianças, escola

Resumen

Com o objetivo de identificar e descrever como alunos de escolas públicas do ensino de primeiro grau representam o ambiente escolar e qual o significado social que a escola adquire no contexto de vida dessas crianças, foram realizadas dezenove entrevistas com crianças, de oito a quatorze anos de idade, que freqüentam escolas públicas do ensino de primeiro grau de Salvador, Bahia. A hipótese diretriz baseou-se no pressuposto de que os padrões de avaliação de um indivíduo sobre o ambiente participam na determinação das formas de interação com o mesmo. Os depoimentos obtidos foram submetidos a uma análise temática de conteúdo, a partir da qual foram construídas 7 categorias de análise. Os resultados indicaram que estas crianças, oriundas de camadas populares, valorizam a escola, pois se apresentam perfeitamente integradas ao espaço escolar e à realidade de escolarização.

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Publicado

1998-12-31

Cómo citar

Chaves, A. M. ., & Barbosa, M. F. . (1998). Representações sociais de crianças acerca da sua realidade escolar. Estudos De Psicologia, 15(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5893