Vídeo em contexto educacional: representação de alunos de mestrado em psicologia escolar
Palabras clave:
análise de conteúdo, situação educacional, linguagem audiovisual, pós-graduandos, questionário, representação socialResumen
Os objetivos foram explorar o conteúdo de representações de pós-graduandos em psicologia escolar sobre o uso do vídeo no ensino-aprendizagem e a complexidade da argumentação apresentada pelos sujeitos, utilizando-se o referencial teórico de Moscovici. 29 sujeitos preencheram um questionário, sendo feitas análises estatística e de conteúdo dos dados. Os principais resultados revelaram que as concepções dos sujeitos basearam-se mais em aspectos ligados à dimensão prática do uso do vídeo (vivência de docência) do que resultantes de uma reflexão teórica sobre o assunto. As vantagens da linguagem audiovisual foram atribuidas ao aumento de motivação e melhoria do clima de aprendizagem; as desvantagens, à falta de capacitação do professor e mau uso do vídeo. Conforme sugerido pela teoria, concluiu-se que a evolução das representações sobre um dado objeto social acontece lentamente; também mostrou-se pertinente o uso do conceito de representação social na exploração desse tema.
Descargas
Citas
Bardin, L. (1996)L'analyse de contenu. Paris: PUF.
Bélisle, C.. Butheau, R.; Jourdan, R.; Rosado, E.M.S. (1988) Communication médiatisée: étude de Ia pratique télévisuelle. Relatório de pesquisa IRPEACS/CNRS.
Fusari, M.F.R. (1986) Um espaço para o vídeo na formação de professores. ln: M.M.K. Kunsch (org.) Comunicação e Educação: caminhos cruzados. São Paulo: Loyola.
Fusari, M.F.R. (1994). Televisão e vídeo na formação de professores de crianças. INTERCOM 17 (1): 42-57, jan/jun. São Paulo.
Jodelet, D. (1984) Représentation sociale: phénomênes, concept et théorie. In: S. Moscovici (org.) Psychologie sociale. Paris: PUF.
Moliner, P. (1996). Images et représentations sociales. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble.
Moran, J.M. (1990) Os meios de comunicação na escola. Idéias, FDE, n° 9: 21-28.
Moscovici, S. (1978) A representação social da Psicanálise. Traduzido do francês por A. Cabral, Rio de Janeiro: Zahar.
Osgood, C.E.; Suei, G.J. & Tannenbaum, P.H. (1957) The measurement of meaning. Urbana: University of Illinois Press.
Pacheco, E.D. (1985) O pica-pau: herói ou vilão? Representação social da criança e reprodução da ideologia dominante. São Paulo: Loyola.
Pacheco, E.D. (org.)(1991) Comunicação, educação e arte na cultura infanto-juvenil. São Paulo, Loyola.
Penteado, H.D. (1991) Televisão e escola: conflito ou cooperação. São Paulo: Cortez.
Rosado, E.M.S. (1990) Communication médiatisée et processus d'évolution des représentations. Étude de cas: la représentation de I'informatique. Tese de Doutoramento. Université Lumiére Lyon 11. Lyon.
Rosado, E.M.S. (1992) Comunicação mediatizada e processo de evolução de representações. Estudo de caso: a representação da informática. Anais do I CONPE, ABRAPEE/UCCAMP, Campinas: Átomo: 160-163.
Rosado, E.M.S. (1994a) Comunicação mediatizada e formação. Estudo de caso: a representação da informática. Relatório técnico-científico /CNPq (in mimeo).
Rosado, E.M.S. (1994b) Vídeo e aquisição de conhecimentos: alguns elementos de uma metodologia de pesquisa. Intercom. 17 (2): 121-131, jan/jun. São Paulo
Silva, L.L.M. (1986). O espaço da comunicação no currículo de Pedagogia. ln: M.M.K. Kunsch (org.) Comunicação e Educação: caminhos cruzados. São Paulo: Loyola.
Witter, C. (1992) A televisão e o adolescente: análise de conteúdo da programação preferida. Anais do I Congresso Nacional de Psicologia Escolar, ABRAPEE/PUCCAMP, Campinas: 231-234.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Eliana M. S. Rosado, Neila P. Benzi, Regina Maria P.L. Erbolato
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.