Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter

Autores/as

  • Edna Maria Marturano USP
  • Vera Lúcia Casari Parreira Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto
  • Selma Aparecida Geraldo Benzoni USP

Palabras clave:

baixo desempenho escolar, problemas de comportamento, Escala Comportamental Infantil A2

Resumen

Tendo em vista esclarecer a associação entre problemas emocionais / comportamentais e baixo rendimento escolar, foram conduzidos dois estudos empregando a Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter (ECI). No Estudo I, a ECI foi aplicada a 200 mães de crianças referidas para atendimento psicológico em uma clínica-escola em razão de dificuldade no aprendizado escolar, verificando-se as diferenças entre sexos. No Estudo 2, foram avaliadas 75 crianças em três grupos: 1. com queixa de dificuldade de aprendizagem e suspeita de déficit cognitivo leve; 2. com queixa de dificuldade de aprendizagem, sem suspeita de déficit cognitivo; 3. com desempenho escolar satisfatório. Verificou-se uma alta porcentagem de crianças que, segundo o escore obtido na ECl, necessitariam de atendimento psicológico; as mães indicaram maior intensidade de problemas internalizados nas meninas, bem como de comportamentos imaturos nas crianças com suspeita de déficit cognitivo. A ECI confirmou tendências detectadas em estudos anteriores baseados em entrevistas.

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Publicado

1997-12-31

Cómo citar

Marturano, E. M. ., Parreira, V. L. C. ., & Benzoni, S. A. G. . (1997). Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter. Estudos De Psicologia, 14(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5804